Prefeitura editou novas regras para aumentar a segurança do Bilhete Único em São Paulo; mudanças valem a partir de hoje
iG São Paulo
Prefeitura editou novas regras para aumentar a segurança do Bilhete Único em São Paulo; mudanças valem a partir de hoje

As mudanças que interferem no uso do vale-transporte – valor pago por empregadores a seus funcionários – na cidade de São Paulo começam a valer nesta sexta-feira (1º). De acordo com o  decreto assinado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) no último sábado (23), os usuários que usam o Bilhete Único carregado pela empresa terão agora três horas para fazerem até dois embarques nos ônibus municipais da SPTrans, pagando apenas uma tarifa (hoje, de R$ 4,30).

Até hoje, o vale-transporte permitia que os passageiros usassem o Bilhete Único para embarcar em até quatro ônibus, durante duas horas. Mas a prefeitura optou por mudar as regras, a fim de aumentar a segurança no uso do cartão. 

Vale lembra que, para os demais usuários (que usam o bilhete carregado de modo comum ou com passagem para estudante), o limite seguirá sendo de quatro embarques, sendo que, para os estudantes, o prazo de integração é de duas horas, enquanto, para os usuários do bilhete comum , esse tempo é de três horas.

Aos domingos e feriados oficiais, a integração de usuários com o cartão comum poderá ser feita em até quatro ônibus durante oito horas, "desde que a  última recarga realizada no cartão tenha sido feita com crédito eletrônico monetário para o perfil de usuário comum, no valor mínimo de 4 (quatro) tarifas oficiais vigentes".

Além disso, as novas normas da Prefeitura de São Paulo alteram também o tempo de validade dos créditos nos cartões. Antes, os créditos podiam ser usados por cinco anos. Agora, as recargas realizadas até a semana passada continuarão com a validade de cinco anos, enquanto as adquiridas a partir deste fim de semana poderão ser utilizadas somente dentro de um ano.

Leia também: Doria lança ‘Corujão da Educação’ para alunos do ensino médio

De acordo com Bruno Covas, o principal objetivo das novas regras é aumentar a segurança, já que cartões vinham sendo revendidos ou roubados. O decreto da Prefeitura prevê que o uso irregular do Bilhete Único incorra em punições que vão de advertência por escrito até o cancelamento do cartão. Em casos extremos, a SPTrans também poderá acionar a polícia e processar aquele que for pêgo fraudando o uso dos bilhetes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!