Aviões da companhia Azul e Gol passaram perto na pista do aeroporto de Fernando de Noronha
Reprodução
Aviões da companhia Azul e Gol passaram perto na pista do aeroporto de Fernando de Noronha

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta segunda-feira (18) mostra o momento exato em que dois aviões quase colidem na pista do aeroporto de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

Leia também: Mãe de piloto que faleceu em acidente com Boechat morre três dias depois

O episódio aconteceu na tarde desse domingo (17) e foi filmado por uma pessoa que estava na área da pista do aeroporto, onde o avião da companhia Azul taxiava e quase foi atingido por uma aeronave da Gol que se preparava para pousar. O autor do vídeo chega a soltar um palavrão ao perceber a proximidade entre os dois aviões

O avião da Gol, que fazia o trecho Recife- Fernando de Noronha , conseguiu arremeter momentos antes de entrar em rota de colisão com a outra aeronave. De acordo com a companhia aérea, o procedimento é "normal" e o voo G3 1862 conseguiu pousar "em total segurança" às 16h39. 

"[O voo] precisou descontinuar a aproximação em virtude da indisponibilidade da pista por ocupação de outra aeronave naquele momento. Durante todo o procedimento de aproximação, o comandante tinha contato visual com a aeronave que ainda taxiava pela pista. A Gol reitera que a arremetida é um procedimento operacional normal", diz a empresa, em nota.

Veja a quase colisão entre os aviões abaixo:

Leia também: Câmeras de segurança flagram momento do acidente de Ricardo Boechat

A manifestação vai de encontro com o que explicou a companhia Azul , também em nota. "A Azul ressalta que a arremetida é um procedimento previsto nas operações de pouso", limitou-se a informar a empresa.

A Força Aérea Brasileira (FAB) também classificou o episódio como "normal" e assegurou que " não houve risco nenhum aos envolvidos no caso". Confira posicionamento completo da Aeronáutica abaixo: 

A arremetida registrada no aeródromo de Fernando de Noronha (PE), no domingo (17/02), ocorreu dentro dos padrões de segurança das regras de tráfego aéreo. A situação foi classificada como normal.

Importante esclarecer que o serviço de tráfego aéreo prestado no local é o de Serviço de Informação de voo. Nesta modalidade, o operador de estação aeronáutica fornece às aeronaves todas as informações necessárias à operação segura, a fim de que o piloto decida, em qualquer fase do voo, qual o procedimento será utilizado e inclusive em qual pista irá realizar a decolagem ou o pouso.

Os aviões  estavam em coordenação via rádio e não houve risco nenhum aos envolvidos no caso .

Leia também: Rio Tietê transborda após chuva e lixo invade cidade no interior de São Paulo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!