Tamanho do texto

Avanço de frente fria deve provocar "fortes pancadas" entre hoje e amanhã, diz Defesa Civil; no Rio, prefeitura alerta para chuva forte na madrugada

Cidade de São Paulo tem previsão de chuvas fortes entre esta terça e quarta-feira (13), segundo CGE
Jéssica Maria/ iG São Paulo
Cidade de São Paulo tem previsão de chuvas fortes entre esta terça e quarta-feira (13), segundo CGE

O Centro de Gerenciamentos de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo decretou, às 18h desta terça-feira (12), estado de atenção para alagamentos na zona sul da cidade e região da Marginal Pinheiros. Às 18h42, a situação foi estendida para a região sudeste (até o bairro do Ipiranga). De noitem, porém, o alerta é para forte tempestada durante a madrugada de quarta-feira.

Leia também: "É questão de física", diz Covas sobre enchente que já dura 7 dias na zona leste

De acordo com o órgão, imagens do radar meteorológico já mostram chuvas moderadas nos bairros de Parelheiros, Engenheiro Marsilac, Grajaú, Jardim Ângela e Cidade Dutra – todos na zona sul de São PauloSegundo previsão dos meteorologistas do CGE, as próximas horas seguem com tempo instável, devido a novas áreas de chuva que se deslocam em direção à capital paulista.

O Corpo de Bombeiros relatou já ter recebido 44 Chamados para queda de árvore, dois chamados para enchentes, dois chamados para desabamento.

A Defesa Civil do Estado alertou no início da semana que há risco de chuvas acima da média em grande parte do território paulista, sendo que "fortes pancadas estão previstas especialmente entre terça (12) e quarta-feira (13). A previsão é amparada por estudos da Somar Meteorologia.

A capital paulista pode ter ao longo da semana chuvas acima de 130mm, bem como a região metropolitana de Bauru, a Baixada Santista, e as cidades de Campinas, Sorocaba e Araraquara. Cidades do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e regiões da faixa leste do Estado têm previsão de chuvas acima dos 100mm.

Até as 18h30 desta tarde, já havia registro de chuvas fortes na zona sul da capital e também em Itapecerica da Serra e em São Bernardo do Campo, ambas na região metropolitana de SP.

As autoridades paulistas recomendam que os moradores evitem transitar em ruas alagadas; não se aventurem a enfrentar correntezas durante alagamentos ; fiquem em lugares seguros; e mantenham-se longe da rede elétrica e não parem debaixo de árvores. 

Segundo meteorologistas do Climatempo, as chuvas desta semana são resultado do avanço de uma nova frente fria que vem do Sul do País. Isso, combinado ao calor que prevaleceu em todo o estado durante o fim de semana, contribui para a formação das nuvens carregadas a partir desta terça-feira.

Leia também: Marcelo Crivella deixa de gastar R$ 500 milhões na prevenção de enchentes

Chuvas no Rio de Janeiro

Chuva forte atingiu a cidade do Rio de Janeiro na semana passada; previsão é de novos temporais
Reprodução / @OperacoesRio
Chuva forte atingiu a cidade do Rio de Janeiro na semana passada; previsão é de novos temporais

A situação se repete no Rio de Janeiro, que há uma semana sofreu com forte temporal que provocou a morte de sete pessoas . Segundo o Centro de Operações Rio, há previsão de chuva forte a partir da madrugada desta quarta-feira (13).

O município  do Rio de Janeiro está em estágio de atenção desde às 10h30 de sábado (9) por conta da possibilidade de chuvas. 

Assim como em São Paulo , o quadro favorável para temporais tem relação com o avanço da frente fria rumo ao Sudeste. "A previsão para esta terça-feira é de que já partir do fim tarde de hoje haja pancadas de chuva forte em curtos períodos de tempo e em pontos isolados, por conta do calor e da umidade", diz a Prefeitura.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas