Embaixada do Brasil em Berlim é alvo de vandalismo pela segunda vez no último mês; autoridades investigam motivação
Reprodução/DW Marcio Damasceno
Embaixada do Brasil em Berlim é alvo de vandalismo pela segunda vez no último mês; autoridades investigam motivação

Um grupo de indivíduos ainda não identificados cometeu atos de vandalismo contra a embaixada do Brasil em Berlim, na Alemanha, na madrugada desta sexta-feira (1º). De acordo com as câmeras de segurança do local, homens encapuzados quebraram as janelas do prédio e lançaram tinta rosa sobre a fachada do edifício. 

Leia também: Partidos começam a definir suas lideranças na Câmara dos Deputados

Esse foi o segundo ato de vandalismo contra a embaixada do Brasil em Berlim, em menos de um mês. No início de janeiro, o prédio foi manchado por uma tinta vermelha e as vidraças do andar térreo amanheceram pichadas com os dizeres: "Lutaremos contra o fascismo no Brasil". A polícia investiga se há motivação política e se ambos os ataques têm algum tipo de relação.

Nesta sexta, o ataque aconteceu nas primeiras horas do dia. De acordo com a Deutsche Welle , agência de notícias da Alemanha , a polícia foi alertada por volta da 1h, por guardas de segurança, que relataram que ao menos quatro pessoas participaram da ação. Os vândalos golpearam os vidros com objetos de ferro e pintaram a fachada, provavelmente, com a ajuda de um extintor. 

Ainda segundo a agência, tinta preta também foi lançada contra uma das laterais do prédio e respingos podem ser vistos em outras partes do edifício, como em uma das colunas frontais e numa caixa metálica destinada ao serviço de correios na embaixada. Além das cores, o ataque deixou 16 janelas quebradas e ninguém se feriu. 

Leia também: STF nega pedido de Flávio Bolsonaro para suspender investigação sobre Queiroz

De acordo com o jornal  Berliner Zeitung , os danos materiais do ato de vandalismo de hoje podem chegar a custar cerca de 100 mil euros (o equivalente a R$ 421 mil). O caso vem sendo investigado pela Staatsschutz de Berlim, órgão encarregado de investigar delitos de motivação política.

O primeiro ataque aconteceu no dia 5 de janeiro. Na ocasião, a fachada, o piso externo e colunas externas do edifício também foram pintadas com tinta vermelha, enquanto que a pixhação foi feita em cor branca. 

Leia também: Lula escreveu carta para o irmão Vavá pouco antes de sua morte

"A embaixada do Brasil em Berlim foi alvo de ato de vandalismo. As autoridades policiais foram imediatamente contatadas e estão investigando o ocorrido", diz o curto comunicado publicado hoje pela representação diplomática em sua página na internet.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!