Operação de resgate encontrou mais corpos em Brumadinho
Divulgação / Corpo de Bombeiros
Operação de resgate encontrou mais corpos em Brumadinho

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou, na noite deste domingo (27), que o número de mortes após o rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG) subiu para 58. Ainda segundo a corporação, até o momento, 192 vítimas foram resgatadas com vida. ainda há 305 pessoas desaparecidas. 

O tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador da Defesa Civil de Minas Gerais, afirmou que foi encontrado mais um ônibus com pessoas mortas, mas que esses óbitos ainda não foram contabilizados nos dados oficiais. Por conta do coletivo, as operações de resgate em Brumadinho vão continuar durante a noite. 

Quem também falou foi o O tenente-coronel Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Segundo ele, o restaurante da empresa Vale, onde se espera que esteja a maioria das vítimas, está soterrado por 15 metros de lama e é possível que o complexo tenha se deslocado para outro local.

Ainda segundo Aihara, a equipe de resgata ainda trabalha com a possibilidade de encontrar pessoas vivas, apesar de nenhuma vítima ter sido resgata com viva durante este domingo. Ele ainda admitiu a possibilidade de alguns corpos não serem encontrados.

De acordo com os bombeiros, os trabalhos de resgate devem durar cerca de duas semanas. As buscas, que ficaram suspensas durante toda a manhã de hoje (27), foram retomadas às 15h.

Cerca de 460 pessoas procuraram a polícia em busca de parentes desaparecidos, segundo informações divulgadas pelo chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Wagner Pinto de Souza.

Em comunicado oficial, a Vale  informou que sirenes foram acionadas depois que um aumento dos níveis de água na barragem VI foi identificado. Equipes de resgate trabalharam durante toda a manhã para retirar a população das áreas de risco e levá-las para pontos altos da cidade. No início do dia, 24 mil pessoas precisavam ser evacuadas, nos bairros de Parque da Cachoeira, Pires, Ipiranga, Centro, São Conrado, Santo Antônio e Coab.

Agora, de acordo com informações do tenente Aahara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, com a diminuição do risco de novo rompimento, as buscas foram retomadas e as pessoas desalojadas já podem voltar para suas casas. No sábado (26), governo federal reconheceu o estado de calamidade pública em Brumadinho.

Até agora, 19 vítimas foram identificadas. A primeira a ser identificada foi a médica Marcelle Porto Cangussu , de 35 anos, que era funcionária Vale. As outras pessoas são: Adriano Caldeira do Amaral, Carlos Roberto Deusdeti, Daniel Muniz Veloso, David Marlon Gomes Santana, Djener Paulo Las-Casas Melo, Eliandro Batista de Passos, Fabricio Henriques, Flaviano Fialho, Francis Marques da Silva, Jonatas Lima Nascimento, Leonardo Alves Diniz, Marcelo Alves de Oliveira, Maurício Lauro de Lemos, Moisés Moreira Sales, Robson Máximo Gonçalves, Wellington Campos Rodrigues e Willian Jorge Felizardo Alves. 

Peritos especializados da Polícia Federal chegaram em Minas Gerais para auxiliar no reconhecimento das vítimas. Pelo mesmo motivo, a Advocacia-Geral da União (AGU) ajuizou uma medida cautelar de urgência para que empresas de telefonia forneçam a relação de assinantes de celulares que estavam conectados nas imediações da Mina do Córrego do Feijão .

“As informações devem ser repassadas com urgência pelas empresas diretamente para os órgãos envolvidos nas operações de socorro e resgate: Forças Armadas, Defesa Civil de MG, Corpo de Bombeiros de MG, Polícia Militar de MG, Vale e para a prefeitura de Brumadinho”, disse André Mendonça, titular da AGU. A Justiça de Minas Gerais autorizou a quebra do sigilo.

Israel envia tropas para ajudar nos resgates de Brumadinho


Bolsonaro posta foto com Benjamin Netanyahu e fala de acordo com Israel para envio de tropas a Brumadinho em suas redes sociais
Reprodução/Twitter/Jair Bolsonaro
Bolsonaro posta foto com Benjamin Netanyahu e fala de acordo com Israel para envio de tropas a Brumadinho em suas redes sociais

Também neste domingo (27), Israel enviou ao Brasil uma tropa de 130 soldados para ajudar nas  buscas por vítimas da tragédia . O presidente Jair Bolsonaro deu detalhes das conversas com Israel e da missão dos soldados em Brumadinho em seu Twitter. "Após contato com o Primeiro-ministro de Israel, @netanyahu , chegam hoje [domingo], às 12h, em Belo Horizonte-MG, recursos humanitários e profissionais", escreveu. 





Ele ainda disse que, além dos soldados, estão sendo enviados ao Brasil "16 toneladas de equipamentos destinados a busca de desaparecidos" na tragédia de Brumadinho . Também fazem parte da missão médicos, engenheiros e especialistas. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!