Tamanho do texto

Corpo de Bombeiros demorou para chegar por conta do trânsito; parte do corredor de ônibus BRT Transoeste, que leva mais de 400 mil passageiros por dia, está fechado por conta das chamas e causa transtorno aos usuários

Incêndio de grandes proporções atinge a Avenida Dom João, no Rio
Reprodução/TV Globo
Incêndio de grandes proporções atinge a Avenida Dom João, no Rio

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, e interrompeu o trânsito da Avenida Dom João VI na manhã desta sexta-feira (4). O fogo também afetou parte das circulações do corredor expresso de ônibus BRT Transoeste. As causas ainda são desconhecidas.

Leia também: Criminosos reagem à declaração de secretário e queimam veículos no Ceará

O incêndio começou por volta das 1h da madrugada, na Avenida Dom João e provocou trânsito no local. Os bombeiros, inclusive, demoraram para conseguir chegar até as chamas porque ficaram presos no engarrafamento. 

O Corpo de Bombeiros informou que cerca de 10 homens combatem o incêndio por terra e há um helicóptero, que derrama água de um lago de uma propriedade particular próxima para tentar conter as chamas. De acordo com representantes da corporação, o trabalho deve demorar, já que o vento forte no local está espalhando o fogo.

Devido à falta de visibilidade por conta da fumaça, pelo menos 15 estações foram fechadas. A via foi liberada nos dois sentidos por volta das 9h20. Já o BRT está em processo de normalização.

Leia também: Homem é espancado após tentar abusar de jovem com deficiência no litoral de SP

O corredor de ônibus é um sistema de três eixos de pistas exclusivas, elaborado para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro . O transoeste, que foi o sentido afetado nesta manhã, liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz e leva 210 mil usuários por dia. Já o sistema todo do BRT transporta 450 mil passageiros.

Muitos ficaram sem condução por conta da paralisação. Pelas redes sociais, usuários postaram fotos de filas nas estações do trecho afetado, que vai da parada Pontal ao Terminal Santa Cruz. Vários reclamaram que a concessionária demorou para avisar sobre o fechamento das estações. 

Passageiros aguardam abertura da estação Mato Alto
Reprodução/redes sociais
Passageiros aguardam abertura da estação Mato Alto


Na Estação Mato Alto, as portas foram fechadas e mais de cem passageiros aguardam a reabertura e informações do lado de fora. 

Usuários aguardam o reestabelecimento do BRT Transoeste
Reprodução/TV Globo
Usuários aguardam o reestabelecimento do BRT Transoeste




A Estrada da Ilha, indicada como alternativa aos motoristas  pelo Centro de Operações da Prefeitura (COR), para desviar da Avenida onde ocorre o incêndio , é a que mais sofre com o grande excesso de veículos. Equipes da CET-Rio estão no local para auxiliar os motoristas no desvio.

Leia também: Helicóptero cai e mata pedestre em Ubatuba, litoral de SP; ocupantes sobrevivem

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas