Mais de 5,5 milhões de brasileiros farão a prova do Enem
shutterstock
Mais de 5,5 milhões de brasileiros farão a prova do Enem


Mais de 5,5 milhões de brasileiros farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste e no próximo domingo, nos dias 4 e 11 de novembro. Hoje (4), os estudantes inscritos na prova do Enem farão o teste de linguagem, ciências humanas e a redação.

Leia também: Carteiras de identidade digitais não poderão ser usadas no Enem

A prova do Enem acontecerá em mais de 1,7 mil municípios do País. Com 90 questões da área de humanas (divididas em perguntas 45 de linguagens e outras 45 de ciências humanas) e a redação, o teste começa a ser aplicado pontualmente às 13h30. Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h, horário em que todos os estudantes já devem estar nas salas de aula para que os procedimentos de segurança comecem.

É necessário ficar atento ao tempo, já que o horário de verão começou neste domingo , de acordo com o calendário oficial de Brasília.

O tempo de prova neste domingo é de cinco horas e 30 minutos, sendo que os participantes não poderão deixar o local antes das duas primeiras horas. Além disso, os estudantes só poderão levar seus Cadernos de Questões embora consigo caso saiam apenas 30 minutos antes do fim da prova, ou seja, cinco horas depois de seu início.

Leia também: Em busca da nota mil: confira dicas para mandar bem na redação do Enem

Essas regras também valem para o segundo dia de provas, que acontece no próximo domingo (11). Na data, o teste será sobre a área de exatas, com 45 questões de ciências da natureza e outras 45 de matemática e terá cinco horas de duração.

Para fazer o Enem, os candidatos precisam levar um documento oficial com foto e canetas de tubo transparente e tinta preta. Lápis, borracha, lapiseira e canetas que não sejam transparentes não podem ser utilizados. Objetos pessoais, como celular, devem ficar desligados e guardados em um envelope fornecido pelo aplicador da prova.

O gabarito oficial do Enem 2018 será divulgado pelo Inep até 14 de novembro. Já o resultado deverá ser divulgado no dia 18 de janeiro de 2019.

Prova do Enem garante participação em programas de estudos do governo

Prova do Enem abre portas para vagas no ensino superior através do Sisu, ProUni e FIES
shutterstock
Prova do Enem abre portas para vagas no ensino superior através do Sisu, ProUni e FIES


Leia também: Check list do Enem: veja o que você precisa fazer antes sair para a prova

As notas obtidas na prova do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, o exame também serve para que os estudantes consigam se cadastrar do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!