Proposta feita após o incêndio no Museu Nacional tem como intuito incentivar reflexão sobre importância das memórias
Reprodução/Fernando Frazão/Agência Brasil
Proposta feita após o incêndio no Museu Nacional tem como intuito incentivar reflexão sobre importância das memórias

Começa nesta segunda-feira (17) a 12ª Primavera dos Museus. Duas semanas após o incêndio que destruiu 90% do acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, o evento, que vai até o dia 23 de setembro, contará com a participação de 900 instituições e mais duas mil atividades em diferentes locais do País.

Leia também: "Acervo sobre história africana foi destruído", diz curadora do Museu Nacional

Com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, a proposta elaborada depois do incêndio no Museu Nacional tem como intuito incentivar a reflexão sobre as atribuições presentes em um museu, bem como educar e contribuir para o incentivo ao interesse em diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado. 

Durante a ocasião, haverá o lançamento e a divulgação do Caderno da Política Nacional de Educação Museal (Pnem) no Museu Casa Histórica de Alcântara (MA), no Museu Vitor Meirelles (SC) e no Museu das Missões (RS). No Rio de Janeiro, o Museu Histórico Nacional realiza oficinas nesta segunda.

Em Minas Gerais, o Museu da Inconfidência promoverá, de 18 a 21 de setembro, o 1º Seminário de Educação em Museus de Ouro Preto (MG), reunindo profissionais da área para debater assuntos atuais que permeiam a atmosfera cultural.

Leia também: Museu Nacional não tinha certificado dos Bombeiros para funcionar

Abertura e ocorrido com o Museu Nacional do Rio

No dia 2 de setembro, um incêndio, que é alvo de investigações, destruiu o Museu Nacional, queimando 90% do acervo
Tânia Rêgo/Agência Brasil
No dia 2 de setembro, um incêndio, que é alvo de investigações, destruiu o Museu Nacional, queimando 90% do acervo

Os  museus brasileiros promovem ações educativas desde 1818, com a criação do Museu Nacional, então Museu Real, que em 2018 comemora 200 anos de existência. Desde então, o interesse em discussões sobre esse tema têm se disseminado e aprofundado.

A 12ª Primavera dos Museus ocorre em um momento em que autoridades públicas federais, estaduais e municipais, em parceria com organismos internacionais e instituições estrangeiras, buscam estratégias para alinhar o processo de recuperação e restauro do Museu Nacional do Rio de Janeiro.

No dia 2 de setembro, um incêndio , que é alvo de investigações, destruiu o Museu Nacional, queimando grande parte do acervo da instituição histórica. O episódio provocou reações de pesquisadores, professores e estudantes, que advertiram sobre a necessidade de mais investimentos no setor.

Leia também: Museu Nacional será mapeado por drones e terá cobertura contra chuva e vento

Governos de vários países e museus estrangeiros, como o Louvre na França, se dispuseram a colaborar com o Museu Nacional , cedendo obras e profissionais da área para ajudar o tempo necessário no processo de recomposição e reconstrução dos acervos afetados.

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!