Museu Nacional do Rio de Janeiro continua interditado pela Defesa Civil após ter sido destruído por um incêndio
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Museu Nacional do Rio de Janeiro continua interditado pela Defesa Civil após ter sido destruído por um incêndio

Após o incêndio sofrido pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro no último domingo (2), o espaço que o prédio ocupava passou a ser assemelhado a um sítio arqueológico. Isso porque, com três andares desabados, uma série de obras do acervo se perderam, mas outras ainda podem ser resgatadas. 

Leia também: "Acervo sobre história africana foi destruído", diz curadora do Museu Nacional

Para esse trabalho, os recursos emergenciais prometidos pelo Ministério da Educação (MEC) devem financiar ações emergenciais no Museu Nacional , como um mapeamento aéreo, feito com o uso de drones, e a instalação de uma cobertura para proteger o prédio da chuva e do vento.

De acordo com a vice-diretora da instituição, Cristina Serejo, uma equipe de museólogos e arqueólogos do próprio museu já trabalha em um protocolo para a retirada das peças que estão sob as cinzas do prédio.

Além disso, o mapeamento do museu contará com os curadores das exposições, que ajudarão a indicar quais peças podem ser encontradas em cada uma das áreas do museu. 

Por enquanto, o que está sendo encontrado está sendo direcionado ao Laboratório de Conservação e Restauração. Porém, antes disso, ainda é necessário esperar que o prédio seja liberado pela Defesa Civil e pela Polícia Federal, que investiga as causas da tragédia no Rio de Janeiro .

Leia também: Crânio é encontrado no mesmo cômodo em que Luzia era mantida no Museu Nacional

Esse laboratório fica no anexo Alipio Ribeiro – parte subterrânea que não foi atingida pelo incêndio nem afetada pelo desabamento. Contêineres também devem ser levados para a Quinta da Boa Vista, parque em que fica o museu no Rio .

Quanto à cobertura do museu, essa é uma das medidas que estão em discussão. De acordo com a vice-diretora da instituição, essa seria uma boa opção por causa das chuvas. "Já foi indicado que é o melhor a fazer. Vai ter que cobrir. Tem todo o impacto da chuva nesses escombros, que são valiosos".

Leia também: Museu Nacional: vice-diretora diz que incêndio destruiu 90% do acervo

Para o diretor administrativo do museu, Wagner Martins, a cobertura do Museu Nacional é necessária para preservar a própria estrutura que resistiu ao incêndio, uma vez que as intempéries podem provocar mais desabamentos. Também será necessário cercar a área e escorar as paredes com andaimes.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!