Chacinas dobraram no Rio de Janeiro nos dois meses de intervenção federal na segurança pública
Fernando Frazão/Agência Brasil - 20.2.18
Chacinas dobraram no Rio de Janeiro nos dois meses de intervenção federal na segurança pública

Quatro homens foram mortos em um tiroteio na Favela do Rola , em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro , na manhã desta segunda-feira (30).

Leia também: Duas pessoas são atingidas por tiros contra acampamento do PT em Curitiba

Por meio de nota, a assessoria da Polícia Militar diz que o Comando do 27º Batalhão da corporação, em Santa Cruz, foi informado do tiroteio, no qual os policiais não teriam tomado parte.

Quatro pessoas ficaram feridas, teriam sido levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro mas não resistiram aos ferimentos. De acordo com a PM, o batalhão participava de outras ações na região na hora do tiroteio.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da capital.  Os agentes realizam buscam possíveis testemunhas e imagens de câmeras de segurança instaladas na região que possam ajudar a identificar a autoria dos crimes.

A chacina vem somar à onda de crimes que tomam o estado. No sábado (28), cinco pessoas foram mortas a tiros por homens que passaram de carro atirando, na saída de um baile funk em uma comunidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Você viu?

Entre as vítimas, três homens e duas mulheres, com idades variando entre 19 e 49 anos. Os mortos estavam conversando e tomando cerveja em uma pracinha ao término do baile. A Polícia Civil investiga a possível participação de milicianos nas mortes.

Leia também: Justiça concede liberdade para 137 dos 159 presos em festa de milícia no Rio

Chacinas dobram no estado

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (26) pelo Centro de Estudo de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, o número de chacinas – assassinatos em massa – no estado dobrou no período pós-decreto, se comparado com os dois meses anteriores à intervenção. Foram 12 episódios, com 52 vítimas, nestes dois meses de  intervenção federal , contra 6 chacinas, com 22 mortos, entre dezembro e fevereiro.

E não só: os tiroteios no estado aumentaram em 15%. Foram contabilizadas 1502 trocas de tiros após a intervenção; nos meses que a antecederam, foram 1299 os tiroteios notificados.

Os dados foram compilados no documento “À deriva: sem programa, sem resultado, sem rumo”. Em síntese, os especialistas envolvidos no projeto, uma espécie de observatório não oficial da intervenção, criticaram a medida e não veem com otimismo sua chance de progredir na luta contra as milícias e o crime organizado.

* Com informações da Agência Brasil

Leia também: Comandante do Exército, general Villas Bôas é internado em Brasília

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!