Moradores de Vila Isabel, na zona Norte do Rio de Janeiro, relatam que houve tiroteio intenso durante a madrugada deste sábado (7), na comunidade do Morro dos Macacos. Nas redes sociais, é possível encontrar vídeos em que se ouvem tiros no local por volta das 5h da manhã.
Leia também: Datafolha: 72% dos cariocas têm vontade de sair da cidade por causa de violência
A princípio, o tiroteio havia sido apontado como possível confronto entre traficantes, pois alguns do Morro do São Carlos teriam invadido o Morro dos Macacos
. Contudo, segundo informações da TV Globo
, a Unidade da Polícia Pacificadora (UPP) do São Carlos negou a informação, afirmando que há um cerco na comunidade e que, por isso, os traficantes não teriam como sair de lá.
Ontem, a Polícia Militar e Civil – com apoio das Forças Armadas, Força Nacional de Segurança e a Polícia Federal – realizaram uma operação no Morro dos Macacos, em Vila Isabel.
O objetivo era cumprir 31 mandados de prisão contra traficantes, além de mandados de busca e apreensão. Logo no início da operação, por volta das 5h30, já foram registrados tiros.
Relação entre o Morro e a Rocinha
Essa operação, que é mais uma ação do Plano Nacional de Segurança no Rio, tem ligação com o conflito pelo comando do tráfico de drogas na Favela da Rocinha.
Leia também: Forças Armadas montam estrutura para prender criminosos em mata da Rocinha
De acordo com a Polícia Civil, foi do Morro dos Macacos que saiu parte dos criminosos que tentaram invadir a Rocinha, no último dia 17 de setembro. Esses criminosos seriam aliados do antigo chefe do tráfico na Rocinha, Antônio Francisco Bonfim Lopes, conhecido sob o apelido de Nem. Ele está em disputa pelo comando das bocas de fumo da comunidade com o atual líder do tráfico, Rogério Avelino, o Rogério 157, que mudou de facção criminosa recentemente.