Dois traficantes foram detidos na manhã deste domingo (11), em uma nova operação da Polícia Militar (PM) na região da Cracolândia , no centro da capital paulista. A prisão dos criminosos faz parte de uma ação em conjunto entre agentes da Cavalaria da PM e da Prefeitura de São Paulo, que teve início por volta das 6h da manhã deste domingo na Praça Princesa Isabel .
Leia também: Cavalaria da Polícia Militar dá duros golpes no crime de São Paulo
Além de levar os traficantes detidos, a Cavalaria da PM apreendeu aproximadamente um quilo de crack, R$ 1,6 mil em dinheiro vivo, uma balança de precisão e três celulares. A ocorrência deste domingo está sendo registrada no Departamento de Investigações sobre Narcóticos (DENARC).
A operação aconteceu na Praça Princesa Isabel porque lá é onde os dependentes químicos passaram a se concentrar após a dispersão dos usuários de drogas da esquina da Rua Helvétia com a Alameda Dino Bueno – onde foi feita a primeira operação policial da Cracolândia, no dia 21 de maio. A polícia afirmou que a operação foi realizada por conta de uma denúncia que apontava uma nova ocorrência de tráfico de drogas na praça.
Após perceber a movimentação dos policiais, logo pela manhã, muitos usuários começaram a sair da praça e ir rumo à estação da Luz e ao Elevado João Goulart, o Minhocão. Por volta das 6h20, o helicóptero da corporação sobrevoou o local. A estratégia serviu como um alerta para que mais dependentes que estavam na praça deixassem a região.
Leia também: Batalhão de Choque detém criminosos após furto a apartamento em São Paulo
A situação piorou quando os acampados alimentaram as fogueiras que estavam acesas desde a madrugada por conta do intenso frio registrado na capital.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e, logo em seguida, os policiais militares receberam a ordem para entrar na praça. Com escudos, homens da Tropa de Choque avançaram e não encontraram resistência das pessoas que estavam no local.
Em fala à imprensa, o prefeito da capital paulista, João Doria (PSDB), afirmou que a Prefeitura continuará oferecendo alternativas para os usuários de drogas buscarem tratamento.
Leia também: Após denúncia, Canil da PM apreende drogas escondidas em parede falsa
O secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, afirmou que a Polícia não vai permitir que os usuários de drogas se concentrem a região da Cracolândia. "Vai continuar tendo policiamento reforçado. Guarda Civil vai monitorar a montagem de barraca. Se montar barraca, vai desmontar", disse.
Equoterapia: conheça a incrível iniciativa da Cavalaria
Recentemente o iG
foi convidado para passar um dia no Regimento da Cavalaria da Polícia Militar de São Paulo, para acompanhar o trabalho da nossa polícia montada e entender sua real importância na manutenção da segurança pública.
Ao chegar no quartel um trabalho tão surpreendente foi apresentado que até mudou o foco da reportagem: a incrível iniciativa social da PM em ter criado, há 24 anos, o programa de equoterapia.
Para operar o programa de equoterapia, a Cavalaria da PM do Batalhão de Choque de São Paulo usa voluntários civis e militares, e parte dos seus 205 cavalos, para atender gratuitamente a população mais carente, oferecendo este serviço para crianças e adultos, que possuam necessidades médicas na recuperação de acidentes e na melhora de condições como o autismo, síndrome de Down e paralisa cerebral.