Temer fez declaração sobre a operação Carne Fraca após reunir-se com os ministros Blairo Maggi e Marcos Pereira
Divulgação/Twitter Palácio do Planalto
Temer fez declaração sobre a operação Carne Fraca após reunir-se com os ministros Blairo Maggi e Marcos Pereira

Foi publicada na edição desta segunda-feira (20) do Diário Oficial da União a portaria que exonerou os superintendentes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Paraná e em Goiás. Os dois estados foram palco da Operação Carne Fraca, deflagrada na última sexta-feira (17) pela Polícia Federal e que revelou esquema de corrupção envolvendo fiscais do Mapa e donos de frigoríficos.

Além dos superintendentes Gil Bueno de Magalhães (Paraná) e Júlio César Carneiro (Goiás), já haviam sido afastados 33 servidores suspeitos de envolvimento nas irregularidades investigadas pela força-tarefa da Carne Fraca .

A operação da Polícia Federal denunciou um esquema criminoso envolvendo empresários do agronegócio e fiscais agropecuários que facilitavam a emissão de certificados sanitários para alimentos inadequados para o consumo. De acordo com a PF, frigoríficos envolvidos nesse esquema criminoso "maquiavam" carnes vencidas e as reembalavam para conseguir vendê-las. As empresas subornavam fiscais do ministério para que autorizassem a comercialização do produto sem a devida fiscalização.

Leia também: Grampo da PF flagra conversa de ministro com líder de esquema com frigoríficos

Segundo a PF, o esquema envolvia servidores das superintendências regionais do Ministério da Agricultura nos estados do Paraná, Minas Gerais e Goiás. Os investigadores informaram que eles atuavam diretamente para proteger grupos de empresários em detrimento do interesse público.

Leia também: Propina de frigoríficos era repassada a partidos políticos, diz delegado da PF

Michel Temer

O caso levou o presidente Michel Temer a anunciar, neste domingo (19), mais rigor na fiscalização dos frigoríficos brasileiros  e a determinar celeridade nas auditorias a serem feitas nos estabelecimentos envolvidos no esquema. O anúncio foi feito na presença de ministros de estado e cerca de 40 representantes de países importadores de carne brasileira.

Segundo o presidente, os problemas descobertos pela Operação Carne Fraca são pontuais: “é importante sublinhar que dos 11 mil funcionário do Ministério da Agricultura, apenas 33 estão sendo investigados e das 4.837 unidades sujeitas a inspeção federal, apenas 21 estão supostamente envolvidas em irregularidades”, disse ontem o presidente.

Leia também: UE, China e Coreia do Sul suspendem importações de carnes do Brasil

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!