
O módulo lunar Blue Ghost capturou imagens do lado oculto da Lua (aquele que nunca pode ser visto da Terra), anunciou a empresa Firefly Aerospace, localizada no Texas, EUA. Na terça-feira (18), a empresa publicou um vídeo com imagens do lado afastado da Lua visto pelas lentes do Ghost.
A Firefly Aerospace escreveu na publicação que o Blue Ghost completou mais uma manobra na órbita lunar durante a manhã de terça.
“Pouco após o acionamento dos motores, o Blue Ghost capturou imagens incríveis do lado afastado da Lua, a cerca de 120 km acima da superfície”, informou a empresa.
A empresa informou também que o contato com o módulo lunar será perdido quando ele passar pelo lado afastado do nosso satélite natural.
“Quando estiver no lado próximo, a equipe vai continuar recebendo os dados e vai finalizar o plano da nossa próxima manobra, que vai deixar o Blue Ghost ainda mais perto da Lua e vai nos deixar prontos para pousar em 2 de março”, concluiu a Firefly Aerospace.
Lançamento do Blue Ghost
O Blue Ghost foi lançado dia 13 de janeiro deuma plataforma no Kennedy Space Center, na Flórida, a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX.
O projeto vai medir partículas de vento solar, testar hardware resistente à radiação e utilizar satélites GPS para navegação ao redor da Lua.
Os experimentos também incluem análises do regolito lunar (poeira da superfície), fluxo de calor e condutividade elétrica.