Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul deixaram pelo menos 865 pessoas desalojadas ou desabrigadas , segundo a Defesa Civil estadual informou nesta quinta-feira (26). A previsão é de que as chuvas fortes continuem até sexta-feira (27), segundo o Inmet .
Nove municípios estão com pessoas fora de casa:
- Bagé (26 desalojados),
- Barão do Triunfo (2 desalojados),
- Camaquã (500 desalojados e 200 desabrigados),
- Cerrito (40 desabrigados),
- Dom Pedrito (4 desabrigados),
- Lavras do Sul (4 desalojados),
- Pedro Osório (20 desalojados e 24 desabrigados),
- Pelotas (8 desalojados e 19 desabrigados) e
- Rio Grande (18 desabrigados).
Os danos causados pela chuva afetam 31 cidades no total.
O Portal iG está no BlueSky, siga para acompanhar as notícias!
Alguns municípios registraram volumes de chuva que superaram a média esperada para dois meses em apenas três dias. Camaquã, com o maior número de desalojados e desabrigados, teve 200 milímetros de chuva desde o domingo (22). Capão do Leão registrou 173 mm, enquanto Canguçu e Rio Grande tiveram 171 mm e 158 mm, respectivamente.
A Defesa Civil alerta para a possibilidade de temporais em grande parte do estado nesta quinta-feira (26), prevendo chuvas intensas, ventos fortes, granizo e alagamentos, especialmente na Região Metropolitana de Porto Alegre e no Vale do Taquari, incluindo cidades como Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul e Lajeado.
A MetSul prevê que as chuvas devem afetar todas as regiões do estado a partir desta quinta (26), com "pancadas torrenciais e volumosas". As áreas mais afetadas incluem a faixa entre Pelotas e o Norte da Lagoa dos Patos, Porto Alegre e sua região metropolitana, além do sul do litoral norte e partes do centro e noroeste do estado.
Relatos de vendavais e granizo foram registrados em várias cidades, com quedas de árvores, alagamentos e destelhamentos. Vídeos nas redes sociais mostram grandes pedras de granizo, algumas com até sete centímetros de diâmetro, caindo em localidades do interior.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.