Ministro do STF Flávio Dino
Gustavo Moreno/SCO/STF
Ministro do STF Flávio Dino

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino  votou nesta quinta-feira (29) a favor da condenação de 15 acusados de participação nos atos  golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Foi o primeiro voto de Dino sobre os atos golpistas após tomar posse no Supremo na cadeira deixada pela aposentadoria da ministra Rosa Weber, em outubro de 2023. O ministro tomou posse na semana passada.

Flávio Dino acompanhou voto proferido pelo relator, ministro Alexandre de Moraes, a favor da condenação dos réus, acusados de participar do financiamento dos atos que levaram à depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e da sede do Supremo Tribunal Federal (STF).

Flávio Dino ao lado de Lula Reprodução
Lula anuncia Lewandowski para o Ministério da Justiça, ao lado de Flávio Dino e Janja Ricardo Stuckert/PR – 11.01.2024
Os ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e André Mendonça em sessão plenária no STF Nelson Jr/SCO/STF - 06.04.2022
Flávio Dino foi aprovado pela CCJ para ocupar vaga no STF Jeferson Rudy/Agência Senado - 13.12.2023
STF Marcelo Camargo/Agência Brasil - 19/12/2023
TSE realiza a 7ª edição do Teste Público de Segurança da Urna 2023 José Cruz/Agência Brasil - 27/11/2023

Dino fixou penas que variam entre 14 e 17 anos de prisão. Os acusados respondem pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

O tempo de condenação será confirmado somente após o fim do julgamento virtual, previsto para ser encerrado às 23h59 de hoje.

Na modalidade virtual, não há deliberação presencial, e os ministros inserem os votos no sistema eletrônico do Supremo até o fim do julgamento.

Desde o início dos julgamentos dos envolvidos no 8 de janeiro, o Supremo já condenou cerca de 100 investigados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!