![PF apreende bens em operação contra lavagem de dinheiro que investiga governador do Acre, Gladson Cameli PF apreende bens em operação contra lavagem de dinheiro que investiga governador do Acre, Gladson Cameli](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/f4/n6/zs/f4n6zs38rfaa9u91iw54gvpum.jpg)
A PF, PGR, Receita e CGU realizam mandados de busca e apresensão nos estados do Acre, Amazônia, Goiás, Piauí, Paraná, Roraima e Distrito Federal, nesta quinta-feira (9) em uma operação contra corrupção e lavagem de dinheiro na cúpula política governo do Acre.
A ação é uma nova fase da operação Ptolomeu , iniciada em 2021, investiga, o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), entre outras pessoas da vida pública.
Cerca de 89 mandados de busca e apreensão foram autorizados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A justiça determinou medidas cautelares a Gladson Cameli, que fica proibido de entrar em contato com outros alvos da investigação, não pode sair do país e deve entregar o passaporte à Justiça em até 24 horas.
Investigação da Família Cameli
O pai de Gladson, Eladio Cameli e um irmão do governador, Cameli, também são alvos das investigações.
A "Ptolomeu III" não divulgou nomes dos outros alvos investigados. Entretando, a ação autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) já determinou o bloqueio de R$ 120 milhões em bens dos investigados, bloqueio de contas bancárias, aeronaves, casas e apartamentos de luxo. Além do bloqueio dos itens de luxo, o STJ suspendeu atividades de 15 empresas investigadas.
Na primeira fase da operação, foram apreendidos mais de R$ 3 milhões em veículos, relógios, joias, celulares e dinheiro vivo (euro, dólar e real). Em 2021, Gladson Cameli, disse que estava com a consciência "tranquila.
"Quem não deve, não teme. Não devo, não temo e quero que fique até o final, se tiver coisa errada vai para a rua [o servidor] e tem que prestar contas à sociedade, porque é dinheiro público", disse
A operação tramita em sigilo no STJ.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.