Tarcísio de Freitas deve anunciar Capitão Derrite como secretário de segurança em SP
REPRODUÇÃO - INSTAGRAM
Tarcísio de Freitas deve anunciar Capitão Derrite como secretário de segurança em SP

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve anunciar nos próximos dias o nome do deputado federal Capitão Derrite (PL-SP) como secretário da Segurança Pública a partir de 2023. O parlamentar integra a equipe do gabinete de transição, além de ter participado da campanha como um dos coordenadores do plano de governo da área.

Derrite foi oficial das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) , uma das tropas de elite da Polícia Militar paulista. Seu nome atende às pressões de aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) , de quem Tarcísio é apadrinhado político.

Outros dois nomes, no entanto, ainda disputam o cargo: o procurador de Justiça Antônio Ferreira Pinto , que já foi secretário da pasta e tem a confiança de Tarcísio, e o coronel Ricardo Mello , atual presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns-gerais de São Paulo (Ceagesp) e também ex-comandante da Rota.

O governador eleito tem dito a interlocutores que há 90% de chances de Derrite ocupar a cadeira . A aliados, Tarcísio elogia a "consistência técnica" do deputado federal, que estaria preparado para combater o crime organizado com inteligência e tecnologia da informação - bandeiras defendidas durante a campanha.

Até o anúncio, no entanto, o governador eleito tem testado a aceitação de seu preferido nas Polícias Militar e Civil e, segundo aliados, ficou positivamente surpreso. Derrite tem marcado reuniões com atuais representantes da área para debater propostas para a segurança a partir do próximo ano.

Alinhamento
Assim como Tarcísio, o parlamentar critica o uso de câmeras nos uniformes dos policiais militares. Ele afirmou em entrevistas que os equipamentos inibem a atuação dos agentes.

Com um discurso tido como radical, Derrite defende também o fim das saídas temporárias de presos em datas comemorativas, como o Natal e o Dia das Mães. Como deputado federal, conseguiu aprovar em agosto, por 311 votos a favor e 98 contrários na Câmara, o projeto de lei de sua autoria que extingue as chamadas "saidinhas". O texto ainda vai passar pelo Senado.

Em consonância com o que defende Tarcísio, o deputado também é contra a realização de audiências de custódia para avaliar a legalidade e manutenção das prisões efetuadas pela polícia . O parlamentar já protocolou dois projetos de lei que tratam do tema.

Secretarias
Tarcísio definiu outros cinco nomes para chefiar pastas. O escolhido para a principal delas foi o presidente do PSD, Gilberto Kassab , que assumirá a Secretaria de Governo . O nome foi confirmado pelo governador eleito anteontem, mas o anúncio oficial ainda não foi feito.

A Secretaria da Educação ficará sob o comando de Renato Feder. Na Saúde , o futuro chefe será o médico Eleuses Paiva . Uma das principais pastas da gestão, a Casa Civil, terá o comando do advogado Arthur Lima. Única mulher anunciada para o primeiro escalão até agora, a procuradora federal Natalia Resende vai comandar uma "supersecretaria", que incorpora a de Infraestrutura e Meio Ambiente com a de Logística e Transportes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!