Lina Katia, coordenadora do Caed, analisa cenário após auge da pandemia.
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Lina Katia, coordenadora do Caed, analisa cenário após auge da pandemia.

Coordenadora do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), Lina Kátia Mesquita de Oliveira afirma que redes que têm adotado mecanismos de avaliação e de recuperação de aprendizagem têm conseguido bons resultados, mas os desafios ainda são enormes, após dois anos de escolas em sistema remoto ou híbrido.


As avaliações em que o Caed tem participado neste ano têm apontado melhora de aprendizagem com o ensino presencial em 2022?
Certamente, com o ensino presencial, a aprendizagem melhora. Mas independentemente disso, as redes de ensino devem ter em mente que o trabalho pela frente ainda é muito desafiador. Por isso, as avaliações devem continuar sendo aplicadas, com foco sempre naquelas habilidades essenciais que os estudantes precisam desenvolver para prosseguir com sucesso em seu percurso escolar. Principalmente porque, antes da pandemia, já existiam muitos desafios pela frente, que apenas se tornaram maiores com as restrições do ensino remoto.


Qual a importância da avaliação neste momento de recuperação de aprendizagens?
A avaliação educacional é importante em qualquer momento. Porém, agora, ganha uma importância maior, pois sabemos que a pandemia teve um impacto imenso na aprendizagem dos estudantes. Para se ter uma ideia, em uma avaliação da fluência em leitura em estudantes do 2º ano do ensino fundamental, de redes estaduais e municipais de dez estados brasileiros, foi identificado que mais de 70% das crianças se encontram no nível mais baixo de leitura.


Como a escola deve usar essa informação?
Esse é um dado fundamental para que gestores e professores possam implementar políticas e práticas de acordo com as necessidades dos estudantes. Isso vale para todos os componentes curriculares e todas as etapas de ensino. Para focarmos nas principais dificuldades de nossos estudantes, aquelas que os impedem de prosseguir de forma adequada no seu percurso escolar, precisamos de informações confiáveis sobre o desempenho deles. E a avaliação educacional nos fornece essas informações, de forma detalhada desde o nível de uma rede como um todo, até o de um aluno especificamente.


Qual será a atuação do Caed no 2º semestre desse ano?
Há toda uma agenda ampla de avaliação ainda prevista. Isso inclui diferentes tipos de avaliação, como a formativa, que visa acompanhar o progresso do estudante ao longo do ano; a somativa, que busca aferir a aprendizagem após o final de um ciclo escolar; e a avaliação da fluência em leitura, que verifica o desenvolvimento de leitura das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental e é muito importante neste ano.

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