Senador Marcos Rogério (DEM-RO)
Foto: Senado Federal
Senador Marcos Rogério (DEM-RO)

Um assessor parlamentar do senador Marcos Rogério (DEM-RO) , integrante da base do governo do presidente Jair Bolsonaro, foi preso na quarta-feira (01), durante a Operação Alcance, deflagrada pela Polícia Federal em Rondônia, Ceará, Roraima e Minas Gerais.

Após o anúncio da prisão, o parlamentar anunciou divulgou uma nota afirmando que exonerou o assessor . A prisão foi confirmada pela assessoria de imprensa da PF em Rondônia.

O nome do assessor preso é Marcelo Guimarães Cortez Leite. Ele era lotado no gabinete de Marcos Rogério em Porto Velho, capital de Rondônia. A Operação Alcance investiga uma organização criminosa que envia drogas da região Norte para a cidade de Fortaleza (CE).

Marcelo foi detido e cumpre prisão preventiva. Ele também foi alvo de um mandado de busca e apreensão. Segundo a PF, não há indícios de ligação entre o esquema no qual Marcelo estaria envolvido e o senador Marcos Rogério. Segundo as investigações, ele seria casado com uma promotora de Justiça de Rondônia.

Além do tráfico de drogas, a operação investiga um esquema de lavagem de dinheiro utilizado para “esquentar” os recursos oriundos da venda de cocaína. A organização criminosa seria composta por dois núcleos. Um deles era o responsável pela remessa da droga de Rondônia ao Ceará por meio de carretas. O outro núcleo ficava encarregado de “lavar” o dinheiro.

Foram apreendidas sete remessas de drogas totalizando uma tonelada de cocaína. Ainda segundo as investigações, a PF conseguiu detectar que uma empresa sem sede física ligada ao esquema movimentou R$ 85 milhões em 2020.

O dinheiro do grupo era ocultado por meio da utilização de postos de gasolina, imóveis rurais e de luxo e a compra de equipamentos como jet-skis.

Pelo Twitter, Marcos Rogério anunciou que exonerou o assessor.

“Fui surpreendido com a notícia de busca e apreensão na casa de um dos meus assessores, lotado no escritório de apoio parlamentar de Porto Velho. Não tenho informações se existe ou não envolvimento na prática de algum ilícito, mas em decorrência das investigações em curso decidi exonerá-lo, aguardando maiores esclarecimentos dos fatos.”, disse Marcos Rogério em seu perfil na rede social.

Rondônia é um dos principais corredores da região Norte para o escoamento de drogas produzidas na Bolívia e no Peru.

A reportagem não conseguiu localizar a defesa de Marcelo Leite.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!