Durante uma cerimônia nesta quarta-feira (01), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pediu para que militares tirassem a máscara ao posar para uma foto com ele.
O momento em que o mandatário faz o pedido foi capturado em foto. Nas imagens, Bolsonaro aparece falando enquanto os militares da Aeronáutica retiram a proteção contra o contágio da Covid-19.
Nesta manhã, o presidente participou de um evento de entrega da Medalha Mérito Desportivo Militar aos atletas olímpicos. Acompanhando Bolsonaro estavam os ministros Walter Braga Netto, da Defesa, Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança, Onyx Lorenzoni, do Trabalho e Previdência, e João Roma, da Cidadania. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ) também estavam na cerimônia.
Assim como Bolsonaro, que não usou máscara durante todo o evento, a maioria de sua comitiva também não estava com o adereço. Augusto Heleno foi um dos poucos que usou a cobertura facial.
No evento, Bolsonaro voltou a falar sobre a possibilidade de armar a população e disse que "com flores não se ganha a guerra".
"Com flores não se ganha a guerra. Se você fala em armamento... Se você quer paz, se prepare para a guerra", declarou.
O cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, também esteve no evento e deu a Bolsonaro um crucifixo.