Toffoli suspende investigações contra José Serra (PSDB-SP)
Roque de Sá/Agência Senado
Toffoli suspende investigações contra José Serra (PSDB-SP)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli determinou a suspensão de duas investigações  contra o senador José Serra (PSDB-SP), uma na primeira instância e outra na Justiça Eleitoral, que realizaram operações de busca e apreensão contra o tucano nas últimas semanas.

Toffoli acolheu pedido da defesa de Serra em duas reclamações protocoladas diretamente ao STF. Os processos estão sob a relatoria do ministro Gilmar Mendes, mas Toffoli concedeu as decisões no plantão judicial. No inquérito da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Toffoli havia suspendido na semana passada a realização de busca e apreensão no gabinete de Serra, na Operação Paralelo 23, da Lava-Jato Eleitoral.

Na outra investigação, que tramita na 6ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo, Serra já havia sido denunciado por lavagem de dinheiro pela força-tarefa da Lava-Jato de São Paulo.

Ambos os casos foram enviados à primeira instância por decisões anteriores do STF. Toffoli, entretanto, acolheu o pedido da defesa que apontou a usurpação da competência do Supremo. A defesa argumentou que as duas operações de busca e apreensão determinadas contra o senador apresentavam risco de que fossem colhidos documentos relacionados ao atual exercício do seu mandato, o que seria atribuição do STF.

A operação da 6ª Vara Criminal, entretanto, nem solicitou buscas no gabinete do senador.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!