depressão
shutterstock
depressão

Além de impactar principalmente o sistema de saúde, o novo coronavírus (Sars-CoV-2) causa um nível de estresse e ansiedade em adultos. Segundo um estudo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em parceria com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), a pandemia causa ansiedade em mais da metade da população adulta de São Paulo.

Leia também:

O estudo coletou os dados de 11,8 mil pessoas e concluiu que 39% dos adultos brasileiros se sentem tristes ou deprimidos por conta da pandemia. Nos adultos entre 18 e 29 anos, a pandemia causa ansiedade em 69,7%, número que fica na casa de 31% entre idosos.

Segundo os dados, 54% dos adultos entre 18 e 29 anos sentem tristeza frequente, número que vai para 31% quando se trata de idosos.

Mulheres são mais afetadas

O estudo também revela que mulheres são mais afetadas pela pandemia. Ao todo, 48% se sentem tristes ou deprimidas, contra 28% dos homens. Na questão ansiedade, o número varia de 60% para mulheres e 40% para os homens.

Mais tempo em casa significa maior uso de TV, tablet, celular e computadores. O tempo de tela do brasileiro subiu de 46,2% para 64,3%. As pessoas também estão menos ativas, com queda de 30,5% para 14,2% nos exercícios físicos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!