Augusto Aras faz pedido por prorrogação de mais um mês no inquérito que investiga Bolsonaro
Reprodução
Augusto Aras faz pedido por prorrogação de mais um mês no inquérito que investiga Bolsonaro

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira, recomendando a prorrogação por mais um mês do inquérito que investiga se o presidente  Jair Bolsonaro tentou intervir de forma ilegal nas atividades da Polícia Federal.

A apuração foi aberta a partir de acusação do ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

Leia mais:  Para apurar interferência de Bolsonaro, PF pede cópia de inquérito contra Flávio

Aras pediu a instauração do inquérito ao Supremo em 28 de abril, com prazo inicial de dois meses para a conclusão das investigações. Embora o prazo ainda não tenha terminado, depois um mês, a Polícia Federal pediu mais 30 dias para concluir as investigações.

A tendência é que o relator, ministro Celso de Mello, conceda o prazo, já que ele está incluído no período inicialmente previsto para a tramitação do inquérito.

Você viu?

Segundo a PF, o prazo será necessário para serem cumpridas “diversas diligências de polícia judiciária já determinadas pelas autoridades policiais que atuam na presente investigação criminal” para a conclusão do inquérito.

O procurador-geral concordou com a proposta. Celso de Mello deve tomar a decisão sobre o prazo das investigações em breve.

Também nesta segunda-feira, entrou no STF um pedido do senador Otto Alencar (PSD-BA) para abrir um novo inquérito para apurar suposta disseminação de fake news pelo presidente Bolsonaro. O parlamentar cita uma mensagem enviada por Bolsonaro a Moro em 22 de abril com acusações a adversários políticos na Bahia.

Saiba mais:  Sede da PGR é pichada neste sábado: 'Procuradoria-Geral do Bolsonaro'

A mensagem é anônima, mas atribuída a Bolsonaro. Nela, o presidente teria afirmado que o governador da Bahia, Rui Costa (PT), teria contratado uma empresa do filho de Otto Alencar, sem licitação, para gerir o Hospital Espanhol em Salvador. Essa mensagem integra o inquérito que apura se o presidente interferiu indevidamente na PF.

Caberá a Celso de Mello decidir se arquiva o pedido do senador, ou se encaminha para a PGR opinar se é o caso de abrir ou não um novo inquérito.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!