Deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP)
Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP)

O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP),  candidato à presidência da Câmara de Rodrigo Maia (DEM-RJ),  quer o apoio do PT para oficializar sua candidatura ao comando da Casa até está quarta-feira (6). O parlamentar foi o escolhido por Maia para disputar contra Arthur Lira (PP-AL), candidato lançado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Baleia já foi anunciado pelo bloco liderado pelo presidente da Câmara no dia 23 de dezembro, mas o ato de lançamento formal ainda não foi realizado. Essa oficialização tem sido adiada por conta das articulações que têm como objetivo de garantir o apoio do PT. A bancada do partido se reúne na tarde desta segunda-feira (4) e uma resposta deve ser dada até o fim do dia.

Caso a previsão seja confirmada, a intenção de Baleia é iniciar suas viagens em campanha pelo Brasil já na quinta-feira (7). O calendário é apertado, já que a eleição para o comando da Casa está marcada para fevereiro.

O roteiro de visitas ainda não está fechado, já que também depende da decisão de apoio ou não do PT e em quais estados o candidato de Maia será apoiado pela cúpula no poder local.

Enquanto isso, Lira prepara um tour nacional para conversar com os deputados em suas bases eleitorais e mira traições em partidos com bancadas rachadas.

Até agora, Baleia tem o apoio de PSL, MDB, PSDB, DEM, Cidadania, PV e Rede, além da oposição. As exceções são o PT e do Psol. Ambos os partidos ainda discutem a adesão a Baleia. Se realmente ficarem com ele, a estimativa é que o bloco conte com cerca de 280 deputados.

O bloco de Lira, por outro lado, conta com PP, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Patriota, Pros, PSC e Avante. Esse conjunto representa cerca de 175 deputados federais. A perspectiva do grupo é que Lira ainda consiga votos de integrantes do PSB, PSL, PSDB, PDT, Cidadania e do DEM.

Na semana passada, o PT cobrou mais garantias de que Baleia atenderá pedidos de interesse da oposição , como combater eventuais atos autoritários de Bolsonaro e não pautar privatizações de estatais, a autonomia do Banco Central e medidas que prejudiquem o meio ambiente.

O PT também pede que Baleia se comprometa a analisar as dezenas de pedidos de impeachment contra Bolsonaro que hoje estão. Mesmo que não sejam abertos processos, o partido quer que eles pelo menos sejam estudados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!