Ministro da Justiça Sérgio Moro
Agência O Globo / Fotoarena
Ministro da Justiça Sérgio Moro

A Advocacia-Geral da União ( AGU ) se manifestou contra o deslocamento da competência da investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes da esfera estadual (Rio de Janeiro) para a federal. No documento enviado ao Superior Tribunal de Justiça na segunda-feira, a AGU usa argumentos enviados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Sergio Moro .

Leia mais: Moro muda de opinião e agora é contra federalizar caso Marielle

A mudança de competência foi solicitada pela ex-procuradora-geral da República Raquel Dodge, antes de deixar o cargo, em setembro de 2019. O STJ deve julgar este ano o pedido.

O ministro Sergio Moro chegou a se manifestar pela federalização no ano passado, mas mudou de opinião após o posicionamento da família de Marielle. No início deste ano, familiares da vereadora assassinada pediram que o caso seguisse no Rio, pois confiam nas investigações do Ministério Público estadual e temem intereferência do governo federal, como explicado em carta ao STJ.

Você viu?

Leia também: "Um monte de bobajarada", diz Sérgio Moro sobre a Vaza Jato

Em entrevista ontem no programa Roda Viva, Moro disse que mudou de opinião após saber da posição da família de Marielle e afirmou que o governo federal e o presidente Jair Bolsonaro são um dos maiores interessados na elucidação do crime.

"O governo federal é o maior interessado em elucidar esse crime. O governo federal é cobrado por fóruns internacionais até politicamente por essa apuração. O presidente é um dos grandes interessados, porque tentaram envolver fraudulentamente o nome dele anteriormente", disse o ministro para concluir: "Se os familiares das vítimas se posicionam contra e ainda levantando uma hipótese, embora infundada, de que o governo federal teria intreresse de obscurecer isso, é melhor que fique lá no estado do Rio com a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio. E eventualmente, nós damos o suporte que for possível para auxiliar as investigações. Mas não tenha dúvidas que o governo não tem o menor interesse em proteger os mandates desse assassinato".

Leia mais: "Ele dá grande liberdade aos jornalistas", diz Moro em defesa de Bolsonaro

Se o processo for federalizado, ele sairá da Justiça Estadual e irá para a Justiça Federal. Com isso, a investigação passaria da Polícia Civil e do Ministério Público do estado para a Polícia Federal (PF) e para o Ministério Público Federal (MPF).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!