TSE ainda tem mais de 2,8 mil processos de impugnação de candidatura para julgar

Do total de 7,8 mil processos que chegaram ao tribunal, cerca de 5 mil já foram julgados. 3.159 destes são embasados nos artigos da Lei da Ficha Limpa

Agência Brasil | - Atualizada às

Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu até esta segunda-feira (22) 7.875 recursos de impugnação de candidaturas. Desses, foram julgados 5.026 até o momento, restando ainda mais de 2,8 mil recursos.

Acompanhe as últimas notícias das eleições 2012

Do total de processos que chegaram ao TSE, 3.159 são embasados nos artigos da Lei da Ficha Limpa, dos quais foram julgados 1.364. Há ainda as impugnações relacionadas a outros motivos, como quitação eleitoral, por exemplo.

Os ministros da corte, no entanto, pretendem julgar todos os recursos até dezembro, quando ocorre a diplomação dos candidatos eleitos. O objetivo é evitar que sejam diplomados prefeitos cujos resultados das eleições ainda estão sendo questionados juridicamente.

Leia também: Eleitor tem 60 dias para justificar ausência no segundo turno

No próximo domingo (28), 50 cidades passarão por segundo turno das eleições municipais. Ao todo, 31,7 milhões de eleitores deverão voltar às urnas para decidir sobre quem ocupará a prefeitura de suas cidades. Quem não comparecer à seção eleitoral, deverá justificar a ausência em até 60 dias.

O eleitor que justificou a ausência de voto no primeiro turno, por estar fora de seu domicílio eleitoral, em caso de segundo turno em seu domicílio eleitoral tem que votar ou justificar mais uma vez a ausência.

    Leia tudo sobre: eleições2012tselei da ficha limpa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG