
A Biblioteca-Laboratório do curso de Ciências da Informação, da Universidade Federal do Ceará(UFC) foi vandalizada na madrugada de sexta-feira (18).
Segundo informações do portal ''O Povo'', a polícia foi acionada e constatou que não houve indícios de furto ou roubo e que o vandalismo se restringiu aos danos ao patrimônio.
O protocolo de emergência foi acionado após o segurança do local ouvir um barulho, de acordo com a universidade. Não há informações de presos.
A Polícia Federal(PF) esteve no local na manhã de sexta-feira (18) para realizar levantamentos técnicos.
"A estrutura da biblioteca já está sendo restabelecida, com o objetivo de garantir a continuidade de uso do equipamento por alunos, servidores docentes e técnicos-administrativos. Os concertos serão providenciados pela UFC Infra e um relatório deve ser enviado à administração da instituição para as devidas providências", diz a nota enviada pela universidade.
A coordenação do curso de Biblioteconomia, em nota divulgada nas redes sociais, ''repudia veementemente os atos de vandalismo'' e exige ''apuração dos fatos e responsabilização dos envolvidos''.
A direção do Centro de Humanidades (CH) também divulgou uma nota lamentando o episódio. ''Não aceitaremos como normal qualquer ato de violência contra a nossa comunidade acadêmica. O ataque a livros e equipamentos, frutos de esforço coletivo e investimento público, representa um ataque simbólico ao conhecimento e à própria universidade.''
No pronunciamento, o centro reitera a ''necessidade urgente de um pacto pela segurança em nossa instituição, visando à proteção não apenas do patrimônio físico, mas, sobretudo, da vida e da integridade de todas as pessoas que constroem diariamente o Centro de Humanidades.''
O Centro Acadêmico Conceição Sousa, do curso de Biblioteconomia da UFC, também se manifestou, chamando o ataque de um “caso grave e delicado” e que demonstra a “insegurança a que a comunidade acadêmica e a UFC estão expostas”.