Ex-prédio mais alto de NY, Empire State ganhará nova iluminação

Com lâmpadas LED, edifício icônico ultrapassado em altura pelo WTC terá maior eficiência energética e cores mais intensas

iG São Paulo |

Como proceder ao redesenhar a iluminação externa de um dos edifícios mais conhecidos do mundo? Com maior eficiência energética, cores mais intensas e muita ostentação.

Esse é o rumo que os donos do Empire State Building estão tomando com a decisão de substituir as 400 lâmpadas comuns que iluminam o prédio - tecnologia que foi introduzida para coincidir com o bicentenário comemorado em 1976 - por 1,2 mil luminárias mais modernas, que usam a tecnologia LED. A nova iluminação será anunciada oficialmente nesta quarta-feira (9).

Leia também: Novo World Trade Center volta a ser prédio mais alto de NY

NYT
Iluminação LED é testada no Empire State Building, ícone de Nova York, nos EUA

Como as cores de cada lâmpada LED podem ser manipuladas independentemente e de forma instantânea em um computador, efeitos de iluminação, incluindo arco-íris, ondulações e efeitos especiais, poderão ser criados continuamente.

"Vamos nos divertir com essa possibilidade de manipular as novas luzes", disse Anthony E. Malkin, presidente da Malkin Holdings, uma afiliada da entidade proprietária do edifício.

Obviamente, a mudança na iluminação de um prédio deste porte exigirá determinação financeira e ética. Apenas porque a tecnologia possibilita a criação de efeitos extravagantes nas paredes de um prédio não quer dizer que isso deva ser feito.

Mas isso não será um problema, explicou Malkin. "Queremos uma experiência como a de Hong Kong," disse ele, referindo-se à iluminação vista em edifícios da cidade asiática, mas "não transmitiremos programas de televisão na fachada do edifício."

As lâmpadas LED serão instaladas em algumas semanas. O projeto, que está previsto para ser concluído no outono, vai economizar 75% em custos anuais com energia .

O momento desta mudança na iluminação é perfeito. A melhoria significativa na aparência do prédio durante a noite poderia chamar atenção adicional para o edifício, agora que o World Trade Center retomou sua posição como o edifício mais alto de Nova York .

Com as novas lâmpadas de LED, o Empire State Building será iluminado por milhões de cores profundas. As lâmpadas atuais projetam apenas cores estáticas e precisam de uma camada especial de gel para mudar de cor, um processo que leva até sete horas para ser concluído por uma equipe de sete trabalhadores. Com a nova iluminação, a troca de cor poderá ser feita imediatamente.

Uma coisa que o público não verá na fachada do prédio são logotipos corporativos.

"Vamos manter o reconhecimento internacional que o edifício Empire State tem como ícone", disse Malkin.

Por Eric A. Taub

    Leia tudo sobre: empire statenova yorkeuailuminação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG