Caso do ex-espião internado na Inglaterra lembra o de Litvinenko, cuja morte por envenenamento foi atribuída à Rússia
Reprodução/Daily Mail
Caso do ex-espião internado na Inglaterra lembra o de Litvinenko, cuja morte por envenenamento foi atribuída à Rússia

O ex-espião russo Sergei Skripal, envenenado por um agente neurotóxico no Reino Unido há mais de dois meses , recebeu alta do hospital nesta sexta-feira (18), de acordo com as informações do serviço de saúde britânico.

Por razões de segurança, as autoridades não vão revelar para onde o ex-espião russo foi levada e nem vão dar detalhes sobre seu estado de saúde.

Skripal tem 66 anos e foi encontrado inconsciente em um banco público da cidade de Salisbury, localizada no sul da Inglaterra, no dia 4 de março. Sua filha Yulia também estava com ele e no mesmo estado clínico.

O Reino Unido acusou a Rússia de ter feito o ataque com um agente que ataca o sistem nervoso, e com isso, governos ocidentais, incluindo os Estados Unidos, expulsaram mais de 100 diplomatas russos .

No entanto, o país do presidente Vladimir Putin nega ter participação no envenenamento e também expulsou diplomatas ocidentais em resposta à atitude dos outros líderes .

Você viu?

Envenenamento

Skripal e sua filha foram levados para a unidade de tratamento intensivo do Hospital Distrital da cidade, onde foram estabilizados após a exposição ao agente Novichok.

Yulia, por sua vez, saiu do hospital no dia 9 de abril e foi transferida para um local seguro, segundo as autoridades. De acordo com a diretora de enfermagem do hospital, Lorna Wilkinson, o tratamento do russo foi "um desafio enorme e sem precedentes".

Além disso, Wilkinson também informou que "esta é uma etapa importante em sua recuperação, que agora será realizada fora do hospital".

O caso gerou uma intensa crise diplomática, já que o governo do Reino Unido culpou a Rússia pelo ataque. Na ocasião, a primeira-ministra britânica, Theresa May, descreveu o incidente como "desprezível", e junto com os Estados Unidos e outro 30 países expulsou cerca de 300 diplomatas russos. No entanto, a Rússia negou qualquer envolvimento e acusou o Reino Unido de inventar uma "história falsa". Em reposta, o governo de Vladimir Putin também expulsou diplomatas britânicos e de outros países.

Caso anterior

A repercussão do caso ainda misterioso do ex-espião russo trouxe à tona o envenenamento de outro espião russo, envenenado em novembro de 2006.  Alexander Litvinenko era um ex-oficial da agência de espionagem do FSB e morreu após beber uma xícara de chá com polônio radioativo. Ele teria encontrado seus assassinos em um bar no piso térreo do hotel Millennium, em Mayfair, no centro de Londres.  

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!