Ataque à Síria foi orientada por Donald Trump na semana passada, uma das mais polêmicas decisões do republicano
Reprodução/ Facebook/ Donald Trump
Ataque à Síria foi orientada por Donald Trump na semana passada, uma das mais polêmicas decisões do republicano

Quando você é presidente, aparentemente ganha o direito de fazer coisas como comer bolo de chocolate enquanto manda o Exército atacar outros países. Pelo menos é o que Donald Trump disse estar fazendo na ação mais recente – e polêmica – de seu governo.

Leia também: Na ONU, Reino Unido diz que encontrou gás sarin em amostras de ataque na Síria

Em uma entrevista ao canal de TV “Fox News”, Donald Trump disse que contou ao presidente chinês Xi Jinping, que estava visitando os Estados Unidos na ocasião, sobre o ataque à base aérea na Síria enquanto comiam “o mais belo pedaço de bolo de chocolate que você pode imaginar” no clube privado do mandatário norte-americano na Flórida. Ainda nas palavras do mandatário norte-americano, o líder comunista chinês estava adorando a sobremesa.

"Eu estava sentado na mesa. Nós tínhamos terminado o jantar. Nós estávamos comendo a sobremesa. Nós estávamos comendo o pedaço de bolo de chocolate mais lindo que você já viu [mostrando com as mãos o tamanho do pedaço], e o presidente Xi estava gostando”, afirmou.

Momentos depois, ele teria recebido uma mensagem dos generais norte-americanos que dizia que os navios estavam preparados, questionando a Trump o que ele gostaria que fosse feito.

“Nós ordenamos o ataque, então os mísseis estavam a caminho. E eu falei: senhor presidente, deixe-me explicar-lhe uma coisa. Isso foi durante a sobremesa. Nós acabamos de lançar 59 mísseis, que, por sinal, inacreditavelmente, a centenas de milhas de distância, todos atingiram o alvo, incrível. É muito incrível. É brilhante. É genial. Nossa tecnologia, nosso equipamento, é melhor que o de qualquer um multiplicado por cinco. Eu digo, olha, nós temos, em termos de tecnologia, ninguém nem chega perto de competir”, disse o presidente durante a entrevista.

Leia também: Maduro leva pedradas durante desfile militar e clima no país fica mais tenso

A jornalista da “Fox” ainda perguntou a ele qual havia sido a reação do presidente chinês quando foi avisado sobre o ataque à Síria. Segundo Trump, Xi Jiping ficou em silêncio durante alguns segundos, pedindo para que o intérprete repetisse o que ele havia acabado de ouvir – reação que, a princípio, considerou como um “mau sinal”.

"Aí ele me falou, qualquer um que use gases -você pode quase dizer ou qualquer outra coisa- mas qualquer um que fosse tão brutal e usasse gases para fazer aquilo contra crianças e bebês, é OK. Ele ficou OK com isso [os bombardeios contra a Síria]. Ele ficou OK."

Leia também: Filha de Trump influenciou em decisão de ataque com mísseis dos EUA à Síria

 O ataque à base aérea síria foi orientada por Donald Trump na semana passada, marcando uma das mais polêmicas decisões políticas do governo republicano desde o início de seu mandato. Os Estados Unidos acertaram o alvo com 59 mísseis Tomahawk, com a justificativa de ser uma retaliação ao ataque químico contra civis da Síria, no qual morreu dezenas de pessoas. Os EUA e o Reino Unido dizem que têm “provas fisiológicas” sobre a responsabilidade do presidente Bashar al-Assad e do uso de sarin contra inocentes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!