UnB aprova proibição de trote sujo e bebida no câmpus

A reunião do Conselho Universitário foi suspensa antes que todas as regras fossem votadas, mas definições polêmicas foram feitas

Priscilla Borges, iG Brasília |

Farinha, ovos e tinta não podem mais fazer parte de trotes nos câmpus da Universidade de Brasília (UnB). A decisão foi aprovada na tarde desta sexta-feira em reunião do Conselho Universitário, órgão máximo da UnB. Brincadeiras humilhantes também não podem acontecer. Além disso, as festinhas realizadas no câmpus não poderão ter bebidas alcoólicas.

Luana Lleras/UnB Agência/Divulgação
Trotes na UnB que incluiam sujeira e tarefas
Há pouco mais de duas semanas, representantes de professores, estudantes e servidores começaram a votação do manual de convivência da universidade. Documento inédito, discutido por mais de um ano na instituição, ele permanecia com pontos polêmicos, como a comercialização de bebidas em festas no câmpus e a permissão de trotes.

As linhas gerais das regras de convivência já haviam sido aprovadas, mas os estudantes esperavam mudar, com a discussão de destaques ao texto principal, algumas determinações. A primeira delas era definir o que seria um “trote humilhante e violento”, proibido pelas diretrizes. Para eles, farinha e tinta poderiam ser excluídos disso, desde que fosse consensual.

De acordo com David Renault, professor da Faculdade de Comunicação e relator da proposta, ficou claro na reunião de hoje que a sujeira está proibida no câmpus. “Não dá pra ter controle se esse tipo de brincadeira vai ser violenta ou não, por isso precisa ser proibida”, afirma. A maioria dos conselheiros concordou.

Os estudantes conseguiram, nesse quesito, mudar algo que consideravam injusto no manual. As entidades estudantis como um todo poderiam ser penalizadas por causa de possíveis trotes violentos. Para eles, apenas as pessoas responsáveis deveriam ser punidas, o que acabou sendo aprovado nesta sexta.

Outra derrota sofrida pelos estudantes foi no quesito festas no câmpus. Os conselheiros aprovaram a proibição de venda de bebidas alcoólicas nos centros acadêmicos, o que prejudica a vida financeira do movimento estudantil na avaliação dos alunos. Bebidas só poderão ser vendidas em festas grandes, no Centro Comunitário Athos Bulcão.

Vestibular UnB: Veja calendário do próximo processo seletivo

“Esses eram pontos importantes e estão definidos: o que é considerado festa de grande porte, festa de médio porte e festa de pequeno porte. As pequenas confraternizações, nos espaços acadêmicos, podem acontecer, desde que autorizadas e sem bebidas. As festas de médio porte são voltadas só para a comunidade acadêmica, não podem ter propaganda ou venda de ingresso. Bebidas e propagandas só em festas grandes”, diz.

Após a votação desse ponto, os estudantes conseguiram suspender a reunião, que só deve ser retomada em duas semanas. Mas, para a administração da universidade, o principal foi votado. “O essencial está aprovado”, comenta Renault.

    Leia tudo sobre: unbtrotevestibularmanual de convivência

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG