Quanto vale sua redação do Enem

Faça o teste do iG que utiliza os mesmos critérios de correção do exame e descubra a sua nota

iG São Paulo | - Atualizada às

Entender a nota da redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um desafio aos candidatos quase tão grande quanto escrever um bom texto. Apesar de os critérios estarem disponíveis no edital do exame e de o Ministério da Educação ter lançado um manual de orientação este ano, a maioria dos estudantes desconhece as exigências da prova e como ela é corrigida.

Correção: Entenda como os textos serão avaliados em 2012

Para ajudar aqueles que prestarão o próximo Enem ou os que ainda não se conformaram com suas notas na última prova, o iG elaborou um teste que avalia textos de acordo com os mesmos critérios utilizados no Enem.

Segundo um manual distribuído pelo Ministério da Educação (MEC) aos corretores da redação do Enem 2011 a que o iG teve acesso, são testadas cinco competências: “Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita”; “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”; “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”; “Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”; “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”.

Vídeos: Colunista ensina a fazer um texto nota 1000 e comenta as mudanças na correção

Para cada uma delas, existem 5 níveis possíveis que um candidato pode atingir, cada um valendo 200 pontos. Por exemplo, na primeira competência o aluno pode receber zero se o domínio da língua padrão estiver ausente, 200 se for baixo, 400 para mediano, 600 com nível bom, 800 se tiver muito bom e 1000 com domínio considerado excelente. O processo se repete para as outras competências. Ao final, somam-se as cinco notas e divide-se o total por cinco até chegar a uma média que vai de 0 a 1000 pontos.

É importante lembrar que existem quatro critérios que zeram a nota de um candidato do Enem: texto em branco, com até 7 linhas, com intenção clara do autor em anular a redação ou cuja argumentação não respeite os direitos humanos e fuga ao tema proposto.

Faça o teste observando sua redação ou peça para algum professor avaliar o texto e descubra a sua nota. Pelas alternativas é possível entender o que é exigido em cada uma das competências.

    Leia tudo sobre: Enemredaçãoinfográfico

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG