EUA disparam laser mais poderoso do mundo
Raio durou 23 bilionésimos de segundo, e chegou a 411 trilhões de watts, mil vezes mais do que os EUA consomem em um instante
De acordo com comunicado do laboratório, a experiência teve picos de energia de até 2,03 MJ, outro feito inédito. Foi a primeira vez que um raio laser ultrapassou a barreira dos 2 MJ de energia, e com isso, ele se tornou 100 vezes mais potente que qualquer outro laser atualmente em operação.
Leia também:
Cientistas usam laser para criar chuva
Apresentando o anti-laser e absorvendo raios de luz
Dispositivo a laser pode substituir velas em motores de carros
Novo laser revela imagens inéditas de vírus vivo
Estudo reduz tamanho do próton e causa revolução na ciência
O intuito do experimento, no entanto, não é criar uma arma de destruição em massa, e sim verificar as condições para reações de fusão e ignição iniciadas pelo laser. Por isso, por enquanto, as experiências se resumem a apenas emitir o raio, sem um alvo específico. O próximo passo do laboratório é construir alvos e ver como eles se comportam diante de um laser tão poderoso.