EUA disparam laser mais poderoso do mundo

Raio durou 23 bilionésimos de segundo, e chegou a 411 trilhões de watts, mil vezes mais do que os EUA consomem em um instante

iG São Paulo |

Divulgação
Vista do fundo da câmara onde o raio laser é posicionado e emitido: o mais poderoso do mundo
O Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, Estados Unidos, quebrou um recorde de energia na emissão de um raio laser no último dia 15 de março. O raio chegou a 1,875 megajoules (MJ) de energia, acima do previsto que era de 1,8 MJ – isso é o equivalente a 411 trilhões de watts, mais de mil vezes o que um país como os Estados Unidos usa em um segundo.

De acordo com comunicado do laboratório, a experiência teve picos de energia de até 2,03 MJ, outro feito inédito. Foi a primeira vez que um raio laser ultrapassou a barreira dos 2 MJ de energia, e com isso, ele se tornou 100 vezes mais potente que qualquer outro laser atualmente em operação.

Leia também:
Cientistas usam laser para criar chuva

Apresentando o anti-laser e absorvendo raios de luz
Dispositivo a laser pode substituir velas em motores de carros
Novo laser revela imagens inéditas de vírus vivo
Estudo reduz tamanho do próton e causa revolução na ciência

O intuito do experimento, no entanto, não é criar uma arma de destruição em massa, e sim verificar as condições para reações de fusão e ignição iniciadas pelo laser. Por isso, por enquanto, as experiências se resumem a apenas emitir o raio, sem um alvo específico. O próximo passo do laboratório é construir alvos e ver como eles se comportam diante de um laser tão poderoso.

    Leia tudo sobre: laserenergiafísica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG