Rio-Santos terá trecho duplicado em 2013

Rodovia já é considerada saturada pelos motoristas. Duplicação será no trecho que liga Bertioga a Ubatuba, no litoral norte de São Paulo

Agência Estado | - Atualizada às

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Parte da Rodovia Rio-Santos (SP-55), no trecho que liga Bertioga a Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, será duplicada a partir do próximo ano. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), no sábado (15), durante reunião de prefeitos da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

As obras, segundo o governo do Estado, serão para aumentar as faixas de rolagem em alguns pontos da estrada, mas sem construção de canteiro central. O argumento é que há locais de grande adensamento populacional, que inviabilizam uma duplicação mais ampla. Além disso, haverá recuperação, recapeamento e modernização da sinalização e das faixas existentes. "Já assinamos o contrato para viabilizar o projeto e há possibilidade de o Estado realizar uma parceria com a iniciativa privada", disse Alckmin.

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A rodovia já é considerada saturada pelos motoristas que a utilizam diariamente e recebe todo o fluxo de caminhões que se dirigem ao porto de São Sebastião. Além disso, tem trechos sinuosos e sem acostamento, que aumentam risco de acidentes.

Segundo o governador, serão investidos R$ 98,7 milhões em obras no trecho entre São Sebastião e Bertioga. O prazo para conclusão das obras não foi detalhado.

Tamoios
Alckmin também prometeu que o trecho de planalto da Rodovia dos Tamoios, que liga o Vale do Paraíba ao litoral norte e que está em obras de duplicação, será entregue no dia 16 de dezembro de 2013.

Ele afirmou que a empresa Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) habilitou na semana passada 19 das 25 empresas ou consórcios interessados em participar da concorrência para execução da construção dos contornos. "Até o final do ano que vem as obras serão iniciadas."

O governo do Estado tem procurado destacar o número de empresas que participam dessa licitação, classificando o total como "alto", para afirmar que a concorrência acirrada deve baratear o projeto, estimado inicialmente em R$ 1,8 bilhão.

As obras são mais complexas do que a duplicação anunciada para a Rio-Santos. Serão, ao todo, 37 km de pistas, uma delas saindo da Tamoios e seguindo para Caraguatatuba e outra, também partindo da Tamoios, em direção a São Sebastião, que tem objetivo de retirar os caminhões do trecho urbano da Rio-Santos. A obra é necessária, diz a Dersa, por causa de uma outra obra de grande porte: a ampliação do Porto de São Sebastião.

Protesto
O governador Geraldo Alckmin levou nove secretários estaduais com ele e enfrentou estudantes que protestaram contra essa ampliação. Parte dos moradores e ambientalistas da área temem que a ampliação do porto - e as demais obras viárias - avancem sobre o Parque da Serra do Mar e estimulem a ocupação ilegal de áreas de preservação ambiental. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

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