A prefeitura do Rio de Janeiro informou, na tarde desta quinta-feira (7), que decidiu adiar a reabertura das áreas de lazer e a volta da permissão do estacionamento na orla aos domingos e feriados, conforme havia sido anunciado já para este fim de semana . A informação foi antecipada pela coluna de Ancelmo Gois.
De acordo com o município, a decisão foi tomada em função da impossibilidade de se fazer a tempo uma ampla campanha de conscientização para a utilização segura dos espaços públicos , que, ainda segundo a prefeitura, está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Uma nova data para a reabertura
ainda será definida e anunciada.
No início da semana, especialistas ouvidos pelo Globo alertaram sobre a necessidade de ações claras de fiscalização sobre o cumprimento das regras de ouro, como uso de máscaras e distanciamento, quando as vias voltassem a ser fechadas para lazer .
Na ocasião, a prefeitura garantiu que a decisão de retomar o fechamento de pistas para atividades ao ar livre foi respaldada pela SMS e que os frequentadores teriam que seguir regras sanitárias.
Na segunda-feira (4), a pasta soltou uma nota afirmando que a proibição de lazer na orla não teve os resultados esperados e justificou que, no último fim de semana, só levou as pessoas a se aglomerarem no calçadão.