Nesta quinta-feira (1º), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), confirmou que presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve enviar a indicação do advogado Cristiano Zanin para ocupar a vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposentou em 11 de abril, no Supremo Tribunal Federal (STF).
Apesar das especulações e do favoristismo de Lula por Zanin, a indicação ainda não foi anunciada ou confirmada no Diário Oficial da União (DOU) pelo Planalto.
"Avalio positivamente. É alguém que reúne condições para ser ministro do Supremo Tribunal Federal", disse Pacheco.
Rodrigo Pacheco confirmou o encontro com o possível indicado de Lula durante a noite de quarta-feira (31), onde também estavam presentes os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre.
Mesmo que a indicação de Zanin seja confirmada, o nome do advogado ainda será enviado ao Senado e precisa de aprovação na CCJ e no plenário.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.