O candidato Eduardo Leite (PSDB) venceu o segundo turno das eleições na corrida pelo governo do Rio Grande do Sul . Com 100% das urnas apuradas, o tucano teve 57,12% (3.687.126) dos votos. O adversário Onyx Lorenzoni (PL) alcançou 42,88% (2.767.786) dos votos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No primeiro turno, o liberal teve 37,5% dos votos válidos e Leite alcançou 26,8%. O candidato do PT, Edegar Pretto ficou bem próximo do tucano no primeiro pleito, alcançando 26,7% dos votos. A diferença entre eles foi de pouco mais de 2 mil votos.
Eduardo Leite (PSDB)
Eduardo Leite nasceu em Pelotas (RS), tem 37 anos e foi vereador e prefeito do município em que nasceu. Entre 2019 e 2022 ele governou o estado do Rio Grande do Sul. Renunciou neste ano para concorrer à Presidência da República, mas não foi escolhido para a disputa pelo partido que é membro, o PSDB. Além do MDB e do PSD, o tucano é apoiado pelo Cidadania, que compõe federação com o PSDB, União Brasil e Podemos.
Onyx Lorenzoni (PL)
Onyx Lorenzoni nasceu em Porto Alegre (RS), tem 67 anos e foi deputado estadual, ministro do Trabalho e Previdência Social do Brasil, da Casa Civil, da Cidadania e ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, no governo de Jair Bolsonaro (PL). Atualmente ele exerce o quinto mandato de deputado federal pelo Rio Grande do Sul.
O que faz um governador?
Os governadores têm um mandato de quatro anos, podendo se reeleger por mais quatro anos. Eles representam o Poder Executivo estadual, são responsáveis por administrar o estado em ações políticas e jurídicas. É também função do governador decidir sobre investimentos públicos, implantar políticas públicas e zelar pela qualidade do serviço público local. Nestas eleições de 2022, serão escolhidos 27 governadores.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.