O ex-secretário estadual Eduardo Riedel (PSDB) foi eleito neste domingo (28) governador do Mato Grosso do Sul no segundo turno das eleições 2022. Com 100% das urnas apuradas, Riedel teve 56,90% dos votos válidos, o que representa 808.210 dos votos, contra 43,10% do deputado federal Capitão Contar (PRTB), que obteve 43,10%, 612.113 votos.
Apoiado pelo atual governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o tucano garantiu que ampliará os benefícios sociais do atual governo. Uma das suas propostas, por exemplo, saltar de R$ 300 para R$ 450 o Vale Renda.
Eduardo também disse por diversas vezes que prosseguirá com o programa que subsidia o pagamento da conta de energia elétrica. Atualmente, o projeto atende 152 mil famílias em situação de vulnerabilidade. A intenção é alcançar mais pessoas que enfrentam dificuldades para pagar a conta de luz.
Outra defesa feita por ele na área social é a criação de um programa chamado tarifa social zero para o transporte. Qualquer cidadão que tiver em situação de vulnerabilidade poderá participar do projeto, que atenderá os principais municípios de Mato Grosso do Sul.
Eduardo, que é empresário do agronegócio, garantiu que trabalhará para apaziguar os conflitos fundiários entre indígenas e produtores rurais. Ele relatou que os dois lados estão sendo prejudicados por uma política mal feita no país.
Para combater o discurso anticorrupção de Contar, Riedel se colocou como uma novidade na política, apesar de ter sido secretário no estado. Ele afirmou que nunca concorreu a um cargo público e é ficha limpa.
No primeiro turno, recebeu o apoio formal da senadora reeleita e ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PL) e se coligou ao partido do presidente Jair Bolsonaro (PL). Porém, o chefe do executivo federal pediu voto para o Capitão Contar no debate da Globo, na última semana do primeiro turno.
O clima ficou pesado e Cristina precisou intervir para impedir um rompimento. Logo no início do segundo turno, o presidente disse que estava neutro na disputa e desejou boa sorte aos dois candidatos.
Ele passará a comandar Mato Grosso do Sul a partir de 1° de janeiro de 2023 e seguirá no cargo até 31 de dezembro de 2026.
Quem é Eduardo Riedel
Eduardo Riedel, de 53 anos, nasceu no Rio de Janeiro (RJ). Ele é empresário do ramo do agronegócio e se formou em Ciências Biológicas com mestrado em Zootecnia e Gestão Empresarial e Gestão Estratégica.
Ele foi convidado por Azambuja para ser secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, cargo que ocupou por seis anos. Ele também foi secretário estadual de Infraestrutura, função que seguiu até abril deste ano, quando renunciou para concorrer ao cargo de governador.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram
e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.