Marcelo Freixo terá Cesar Maia como companheiro de chapa
Reprodução/Instagram
Marcelo Freixo terá Cesar Maia como companheiro de chapa


Lançado nesta quarta-feira como candidato a vice-governador na chapa de Marcelo Freixo (PSB), o ex-prefeito e vereador do Rio, Cesar Maia (PSDB), disse que há uma "conexão" entre a eleição do Rio e a disputa presidencial ao explicar a aliança com o deputado federal, que estará no palanque do ex-presidente Lula (PT). Em entrevista coletiva em um hotel em São Conrado, na Zona Sul do Rio, Cesar afirmou ainda que soube "pelo jornal" de um convite para ser vice em uma chapa apoiada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD).

"Quando Rodrigo (Maia, deputado federal) e Freixo me convidaram para a chapa como vice, disse que, independentemente do lugar, votaria no Freixo, como fiz nos dois turnos (da eleição municipal) em 2016", disse Cesar, que detalhou ter refletido sobre a eleição estadual deste ano nos últimos meses:

"Para presidente, a situação é óbvia: prevalece a defesa das instituições e da democracia. Para governador, ficava cada vez mais clara a conexão com a eleição presidencial, independentemente da retórica e dos apoios", afirmou o ex-prefeito em seu pronunciamento.

Respondendo aos jornalistas em seguida, Cesar reiterou que conta com o apoio de Paes em um eventual segundo turno -- o prefeito do Rio apoiada o candidato do PDT ao governo, Rodrigo Neves, que terá como vice o advogado Felipe Santa Cruz (PSD). Cesar disse ainda considerar que "não existiu" um diálogo de fato para que fosse vice na chapa apoiada por Paes. Ele foi primeiro convidado publicamente para integrar a chapa de Santa Cruz, antes da retirada de sua candidatura para apoiar Neves. Nas últimas semanas, aliados de Paes acenaram em substituir Santa Cruz por Cesar Maia na chapa do PDT.

"Esse convite não existiu. Li no jornal. Rodrigo Neves até foi à minha casa, mas a decisão nossa de apoiar Freixo já estava tomada. E a deles também. Foi mais um gesto, não houve uma proposta de estarmos juntos em campanha nenhuma. Mas o respeito continua. Tenho absoluta convicção, pela qualidade deles, que estaremos juntos no segundo turno", afirmou.

O deputado federal Rodrigo Maia, seu filho, disse que vinha conversando diariamente com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e que já havia exposto o plano de composição com Freixo nas últimas semanas. Maia afirmou, no entanto, que segue aliado de Paes, de quem se reaproximou na campanha de 2018 após anos de afastamento:

"Quem acha que vou me afastar de Eduardo Paes se engana. Essa é uma eleição estadual, não municipal. Continuaremos com ele no âmbito municipal, mas entendemos que nesse momento, e respeitamos outras posições no primeiro turno, em nossas avaliações aquele que tem trabalhado melhor, com coragem para ampliar e agregar, é o deputado Marcelo Freixo", declarou.

Freixo, que citou ter havido "dificuldades" para concretizar a aliança com a família Maia, afirmou que a composição de sua chapa é uma resposta para adversários que o acusam de "estreiteza" , por seu histórico ligado a partidos de esquerda:

"Em diversos momentos, vários desta mesa estiveram em lados diferentes. O fato de estarem todos juntos já diz muita coisa. Nossa aliança é regional, e tenho muito respeito por isso. O PSDB tem outro projeto nacional, e isso nunca impediu diálogo profundo e responsável sobre o Rio", disse Freixo.


Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!