Manifestantes estão concentrados em frente a FIESP
Reprodução/Twitter
Manifestantes estão concentrados em frente a FIESP

Manifestantes fazem um ato neste sábado (9) na avenida Paulista, em São Paulo, para pedir a volta da constitucionalidade da prisão após condenação em segunda instância. A concentração começou por volta das 16h em frente ao prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Na última quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) mudou o entendimento que tinha sobre o tema desde 2016 e determinou que réus condenados em segundo grau de jurisprudência podem ficar em liberdade até que se esgotem todas as possbilidades de recursos –o trânsito em julgado, na linguagem jurídica.

Leia também: Toffoli abre brecha para que prisão em segunda instância volte a valer

A mudança permitiu que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixasse a prisão da superintendência da Polícia Federal , em Curitiba. Ele já cumpria pena há 580 dias, desde abril do ano passado, no caso do tríplex do Guarujá, no litoral de São Paulo. O petista foi condenado por recebimento de propina da empreiteira OAS por meio de um apartamento.

Chegaram a participar da manifestação a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) e também Guiga Peixoto (PSL-SP), General Peternelli (PSL-SP) e Adriana Ventura (Novo-SP). Também presente, a procuradora Thaméa Danelon, do Ministério Público Federal (MPF), afirmou que a decisão do STF foi um retrocesso no combate à corrupção.

Leia também: "O juiz Moro não era juiz, era um canalha que estava me julgando", diz Lula

Outro que compareceu foi o empresário Luciano Hang, apoiador de Bolsonaro, que foi muito requisitado para fotos na multidão.

Também houve espaço para ataques ao STF e à imprensa. Em seu discurso, o advogado Modesto Carvalhosa disse que a decisão da Corte é como um golpe de Estado. Para ele, os seis ministros que votaram a favor da execução da pena somente quando o processo transitar em julgado são "canalhas". "Eles são bandidos", gritou Carvalhosa, sob aplausos.

Nos cartazes, o público acusava o STF de "vergonha nacional" e "corja de bandidos". Já a TV Globo foi tratada pelos manifestantes como "Globolixo".

Leia também: “Não vejo a hora do Lula morrer”, diz deputado do PSL, aliado de Bolsonaro

No final da tarde de hoje, a atriz Regina Duarte, que tem carreira na emissora, pegou o microfone para fazer seu discurso e foi interrompida por vaias direcionadas à empresa na qual trabalha. Nesse momento ela foi interrompida pelo público, que hostilizou um helicóptero da Globo que sobrevoava o local. 

Incomodada, Regina parou de falar e se voltou depois que a deputada Carla Zambelli pediu que ela pudesse terminar. "Gente, pelo amor de Deus. Essa é uma empresa que tem uma história. E tem uma programação que não é só o Jornal Nacional, que não é só determinados...", completava a atriz quando foi novamente interrompida. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!