A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, deve ter seu nome confirmado como candidata à presidência pelo Partido Democrata. Atualmente, ela já conta com o apoio de 1.200 delegados do partido, o que representa um total de 62,5% do necessário para ser nomeada, de acordo com a Associated Press.
Para que Kamala consiga ser indicada de forma automática, ela necessita do apoio de 1.976 delegados do total de 3.936. Os dados da AP foram baseados em entrevistas com delegados, que passaram a se manifestar desde domingo (21), quando o presidente Joe Biden anunciou sua desistência de buscar a reeleição.
O levantamento não colocou nenhum político eleito, superdelegado ou outros líderes do partido, pois esse grupo só pode votar se nenhum candidato tiver a maioria na primeira rodada de votação para escolher um nome para representar os Democratas.
A expectativa da campanha de Kamala Harris é que ela consiga os 1.976 delegados ainda nesta quarta-feira (24), segundo fontes da agência Reuters. Acredita-se que o rápido aumento de apoio tem ocorrido para que a vice-presidente esteja forte para enfrentar Donald Trump.
Democratas querem união
Os democratas querem evitar qualquer tipo de disputa interna, tanto que fortes nomes para disputar a vaga já declararam apoio a vice-presidente norte-americana, como Gretchen Whitmer, JB Pritzker e Gavin Newsom.
Além da nomeação oficial de Kamala, o partido aguarda a escolha do vice da chapa. Nomes já foram colocados na mesa, mas a decisão só será feita depois que Harris foi oficialmente indicada para ser o nome do partido nas eleições.
Ela enfrentará Donald Trump, que já tem feito ataques contra sua adversária.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp