Litoral brasileiro
Tomaz Silva/Agência Brasil
Litoral brasileiro



Após o alerta ligado pela erupção do vulcão Cumbre Vieja , muitos brasileiros devem ter se perguntado sobre a ocorrência de tsunamis no país, tão decantado como "abençoado pela natureza" - inclusive, no hino nacional. 

No ano passado, mais precisamente no dia 1º de novembro, a Rede Sismográfica Brasileira relembrou um raro tsunami que atingiu o litoral brasileiro.

De acordo com o órgão, no dia 1º de novembro de 1755, um terremoto oriundo de Lisboa provocou o evento, que destruiu "habitações modestas" e "desapareceu com duas pessoas" no Brasil.


"No dia 1o de novembro de 1755, um #tsunami atingiu o litoral do Nordeste brasileiro, destruindo habitações modestas e desaparecendo com duas pessoas. O #maremoto nasceu do #TerremotodeLisboa, que hoje cumpre o seu 265 aniversário", diz o tuíte. 

Confira o vídeo abaixo: 






Terremoto de Lisboa

Segundo informações da BBC Brasil, o terremoto de Lisboa ocorrido em 1755 foi o maior já registrado na Europa, com magnitude de 8,7.

Além de destruir Lisboa, o terremoto também devastou grande parte do sul da Espanha e do Marrocos. Cogita-se que 30 mil vidas tenham sido perdidas no evento. Os mais fatalistas falam em 100 mil óbitos. Os números não são precisos pela falta de registros. 



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!