Quadrilha levou grande quantia de banco localizado em Criciúma, Santa Catarina, na madrugada desta terça (1º)
reprodução / Twitter
Quadrilha levou grande quantia de banco localizado em Criciúma, Santa Catarina, na madrugada desta terça (1º)

O assalto a uma agência bancária em Criciúma , Santa Catarina , que ocorreu na madrugada desta terça-feira (01) , foi o maior do estado, de acordo com a Polícia Civil. A ação envolveu pelo menos 30 homens fortemente armados em 10 veículos. As informações são do portal R7 .

"Podemos afirmar que foi o maior roubo da história de Santa Catarina", disse o delegado Anselmo Cruz, do Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais). "Há uma mobilização policial muito forte. Em paralelo a isso, iniciou-se um trabalho de investigação para tratar desse que podemos já afirmar ser o maior roubo, de maiores proporções já acontecido no estado de Santa Catarina", afirmou o delegado.

"Tivemos o anterior em março do ano passado, no aeroporto em Blumenau, uma ação extremamente violenta. Porém, a mobilização dos criminosos, que ocorreu nesta madrugada, se tornou algo inédito no estado ." 

Segundo o delegado Cruz, a ação envolveu cerca de 30 homens armados em 10 veículos. "Eles portavam um farto armamento pesado, com fuzis calibres 556, 762, que já foram identificados, além de algo quase que inacreditável, para outros países, mas um armamamento calibre .50, de uso restrito das Forças Armadas. Identificamos pelo menos uma arma usada durante a ação, capaz de perfurar blindados e ser usada como arma antiaérea."

Durante a coletiva de imprensa, o delegado ressaltou que, desde o momento em que foi estabelecido o perímetro de segurança, os trabalhos de investigação e perícia foram iniciados. "Isso para que se tenha uma ação capaz de identificar todos os autores deste crime."

Você viu?

"Ação extremamente bem arquitetada"

De acordo com a publicação, a polícia acredita que o assalto tenha sido planejado com meses de antecedência. "O roubo no aeroporto de Blumenau começou a ser planejado pelos criminosos nove meses antes do acontecido em março de 2019 e é um roubo de menores proporções", afirmou Cruz. "Não temos dúvida de que esta foi uma ação extremamente bem arquitetada, feita com muito preparo, planeamento e investimento por conta da logística utilizada."

A polícia acredita que o grupo seja de fora do estado, devido à sofisticação do assalto. "Não temos esse perfil de criminosos em Santa Catarina", disse o delegado. "Não se tem apontamento de que a ação seja de autoria de organizações criminosas, mas, sabemos que são indivíduos, assaltantes, reconhecidos do estado de São Paulo e que, possivelmente, responsáveis pelas ações mais violentas do Brasil dos último anos."

Cruz afirmou que "não se pode querer que se tenha uma resposta de horas e dias para um roubo envolvendo 30 assaltantes que se planejaram durantes meses". De acordo com ele, as dimensões do assalto exigem uma apuração detalhada dos acontecimentos.

Na ocasião, o delegado geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Paulo Koerich, destacou que as forças de segurança do estado foram acionadas no início da madrugada. "Este crime praticado em Criciúma, tal qual aconteceu em Blumenau, nos chama a atenção pela ousadia, pela violência empregada. Aqui não tivemos mortes, temos um colega que ficou ferido ", disse.

Koerich concluiu dizendo que os policiais estão trabalhando na identificação dos criminosos que participaram da ação . "Trataremos de dar uma resposta e iremos prender todos aqueles que praticaram este crime no município de Criciúma nesta noite."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!