Ricardo Nunes (MDB) tomou posse para seu segundo mandato como prefeito de São Paulo nesta quarta-feira (1º) e aproveitou a ocasião para agradecer ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Após a cerimônia, ele conversou com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Durante a cerimônia no Palácio Anchieta, o prefeito destacou o apoio do governador à capital paulista e, após o evento, realizou uma videochamada com o ex-presidente, que o parabenizou pela reeleição e desejou sucesso no novo mandato.
Em seu discurso, o prefeito reforçou a importância do diálogo entre diferentes esferas de governo. Ele destacou a parceria com o governo estadual e federal como fundamental para o desenvolvimento da cidade.
"A humildade deve guiar nossos passos. É o meu pensamento. Nenhuma diferença pode ser maior do que a convergência a favor do povo dessa cidade. Nada pode interferir quando o que está em jogo é o bem-estar da população", afirmou.
Bolsonaro teve papel relevante na composição da chapa de Ricardo Nunes, sendo responsável pela indicação de Ricardo Mello Araújo (PL) como vice-prefeito.
Mello Araújo, coronel da reserva da Polícia Militar, também assumirá a recém-criada Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos, que busca consolidar políticas públicas prioritárias para a capital paulista.
A cerimônia, realizada na sede da Câmara Municipal, foi marcada pela presença de lideranças políticas e homenagens. Nunes agradeceu o vereador Milton Leite (União Brasil) pelos 28 anos de atuação na Casa e destacou a aprovação de 102 projetos de lei durante o ano de 2024.
Bate-boca
O evento, no entanto, teve momentos de tensão. A vereadora Zoe Martinez (PL-SP) gritou "Viva Bolsonaro" durante a cerimônia, recebendo vaias de opositores que responderam com gritos de "Sem anistia".
Nunes evitou comentar os protestos, mantendo o foco em sua mensagem de união e pacificação política. "Podem contar comigo para tudo que for diálogo, solução e resolução de impasses. O Brasil precisa ser pacificado consigo mesmo", declarou o prefeito.
Com a posse, Ricardo Nunes inicia seu segundo mandato aos 57 anos, tornando-se o décimo prefeito da cidade desde a redemocratização.