Marconi Perillo,
presidente do PSDB,
disse nesta segunda-feira (29) que irá acionar a justiça contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
. Segundo ele, o presidente agiu de maneira errada ao convocar pronunciamento nacional em rádio e TV.
No domingo (28), Lula discursou durante pouco mais de sete minutos sobre diversos dados e estatísticas depois de dois anos e meio de governo.
Para Perillo, o discurso serviu mais para “espalhar dados eleitoreiros” e “fazer propaganda” ante a aproximação das eleições para prefeito e vereador, cujo primeiro turno acontece em 6 de outubro.
"Neste domingo, 28 de julho, o presidente usou desse expediente para fazer propaganda da divisão do país da qual ele é um dos protagonistas e espalhar dados eleitoreiros para subsidiar o discurso de seus candidatos a prefeito e vereador neste ano", escreveu o tucano em nota.
Discurso de Lula no domingo
No discurso, Lula comemorou os dois anos e meio de mandato e comentou sobre realizações do período. As falas demostraram uma comparação clara com o governo de Jair Bolsonaro (PL) , presidente anterior.
"Quando terminei o segundo mandato, há 14 anos, a economia crescia mais de 4% ao ano. A geração de empregos, o salário e a renda das famílias aumentavam, e a inflação caía. Tiramos o Brasil do mapa da fome. De lá para cá, assistimos a uma enorme destruição no nosso país", disse.
Lula falou sobre crescimento de salário real, estabilização de inflação, retomada de projetos populares como Minha Casa, Minha Vida e Farmácia Popular , e comentou sobre reunião do G20 para discutir preservação ecológica.