O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá decidiu, unanimemente, pela desaprovação da prestação de contas e pela cassação do mandato da deputada Silvia Waiãpi (PL-AP). Ela é acusa de utilizar irregularmente os recursos do Fundo Eleitoral . Segundo o Ministério Público, a parlamentar usou R$ 9 mil da verba de campanha para realizar um procedimento de harmonização facial .
A denúncia veio da coordenadora de campanha da própria deputada. O procedimento foi confirmado pelo cirurgião-dentista responsável, que apresentou os recibos em depoimento.
De acordo com a acusação, o procedimento foi realizado logo após um repasse da Justiça Eleitoral da verba destinada à campanha.
Uma decisão foi emitida na noite de quarta-feira (19). Segundo o Ministério Público Eleitoral, a candidata em questão teria transferido os fundos da conta de campanha para a coordenadora, que por sua vez utilizou o dinheiro para pagar uma clínica odontológica pelos serviços prestados.
A cassação foi solicitada pelo próprio Ministério Público, o que impede a parlamentar de recorrer enquanto estiver exercendo o mandato.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.