Lula e Macron lado a lado
Reprodução
Lula e Macron lado a lado


Em um comunicado conjunto divulgado nesta terça-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da França, Emmanuel Macron, revelaram um programa que prevê investimentos de 1 bilhão de euros na bioeconomia da Amazônia brasileira e da Guiana Francesa.

O investimento está planejado para o período entre 2024 e 2028 e contará com a participação dos bancos públicos do Brasil e da Agência Francesa de Desenvolvimento, além de investimentos de empresas privadas.

Ao longo dos próximos quatro anos, os governos do Brasil e da França se comprometeram a discutir os desafios enfrentados pela bioeconomia, estabelecer um novo acordo científico para impulsionar projetos de pesquisa em setores sustentáveis, incluindo a Guiana Francesa, criar um hub de pesquisa e investimento, compartilhar tecnologias-chave para a bioeconomia e garantir a participação dos povos indígenas na tomada de decisões relacionadas aos investimentos, entre outras iniciativas.


O programa visa direcionar os investimentos para ações de conservação e manejo sustentável das florestas, desenvolvimento de tecnologias baseadas em recursos biológicos, implementação de cursos de capacitação, criação de empregos e muito mais.

Além disso, Lula e Macron se comprometeram a continuar trabalhando na busca por um mercado de carbono eficiente e regulado pelas Nações Unidas.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!