O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na noite de quinta-feira (22) , em Brasília, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, que foi à capital federal após ter participado da reunião de chanceleres do G20.
Segundo comunicado do Palácio do Planalto, "Lavrov cumprimentou Lula pela organização da reunião de chanceleres no Rio de Janeiro e transmitiu mensagem do presidente Putin de apoio à presidência brasileira do grupo".
"O chanceler reforçou o convite para a Cúpula dos Brics, em outubro, na Rússia, e reiterou o apoio ao pleito do Brasil para ocupar assento permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas", acrescenta a nota.
Ainda segundo o Planalto, Lula confirmou que viajará à Rússia para a reunião do Brics e "reafirmou a importância de uma nova governança global para lidar com temas como inteligência artificial e as mudanças climáticas, que não podem ser enfrentadas isoladamente".
O presidente também "reiterou a posição de que o Brasil continua disposto a colaborar com os esforços em favor da paz" na Ucrânia, enquanto Lavrov "expôs as posições da Rússia" em relação ao conflito.