Bolsonaro e Lula polarizam a política nacional
Alan Santos e Ricardo Stuckert/PR
Bolsonaro e Lula polarizam a política nacional

TSE (Tribunal Superior Eleitoral) condenou o ex-presidente da República,  Jair Bolsonaro (PL), a pagar R$ 15 mil de multa por associar o opositor  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao PCC (Primeiro Comando da Capital), o principal grupo de crime organizado do Brasil. A decisão ainda cabe recurso. 

Por maioria de votos, o TSE considerou que Bolsonaro propagou desinformação e notícia falsa contra o petista em uma publicação feita nas redes sociais. Assim, a Corte também determinou que o ex-presidente remova o conteúdo de todas as plataformas. 

Julgamento

Retomado pela Corte nesta quinta-feira (8), o julgamento da ação foi interrompido no dia 9 de novembro de 2023 por pedido de vista feito pelo ministro Raul Araújo após voto do então relator e corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, que julgou a ação procedente e aplicou multa de R$ 15 mil a Bolsonaro.

Os ministros Benedito Gonçalves, Ramos Tavares, Maria Cláudia Bucchianeri, Cármen Lúcia e o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes votaram pela aplicação da multa.

Já os ministros Nunes Marques e Raul Araújo, por sua vez, julgaram a ação improcedente, por considerarem que a publicação não extrapolou os limites de uma campanha eleitoral, que sempre permite a contestação por parte do adversário na disputa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!